EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO SOCIAL, REALIZADO EM UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE DO PARANÁ
Resumo
A ingestão de uma alimentação saudável é crucial desde a infância, pois para um bom crescimento e desenvolvimento é necessária uma alimentação completa, saudável e segura, onde estejam presentes todos os macro e micronutrientes necessários para atender a todas as necessidades específicas do organismo. Neste contexto, o ambiente familiar e escolar são de extrema importância na formação de hábitos para uma alimentação saudável e adequada, pois é através da família e da escola que valores e conhecimentos são transferidos para a criança. Nos dias atuais, a população infantil passa por transformações em seus hábitos alimentares, onde há diminuição do consumo de cereais e de frutas, legumes e verduras (FLV) ao mesmo tempo em que tem aumentado consideravelmente a ingestão de alimentos que possuem alta densidade energética considerados ricos em gorduras e açúcares. Este fenômeno, chamado transição nutricional, tem como consequência a ampliação da prevalência do sobrepeso e obesidade. O presente estágio observacional, foi realizado na escola pública municipal 24 de Junho, localizada no município de Realeza-Paraná, no período de 11/04/2016 á 15/04/16. Tal trabalho, foi com escolares da pré-escola e 1º ano do ensino infantil, que somam um total de 48 alunos, respectivamente 24 alunos cada turma. Os objetivos da realização das atividades educativas em Educação em Alimentação e Nutrição nesta escola foram: promover mudanças nas práticas alimentares e sensibilizar as crianças, quanto
a importância do consumo de FLV. Para execução das atividades foram utilizadas FLV in natura com a intenção de proporcionar uma maior aproximação e conhecimento acerca destes alimentos para com as crianças. Além disso, figuras para colorir que usam o humor para transferir mensagem da importância do consumo de FLV. Ademais, foi projetado vídeos infantis educativos voltados para a adesão de práticas alimentares saudáveis. Outros materiais, contribuíram indiretamente desse processo como, uso de cola para adesão do papel crepom, caixa de papelão para esconder os alimentos para a atividade do uso dos sentidos (tato e olfato). Ao término da realização das atividades em cada turma, foi questionado os alunos com a intenção de avaliar a intervenção, ou seja, verificar de acordo com seus relatos se, os mesmos haviam gostado e principalmente entendido a devida importância de uma alimentação saudável o que inclui ter como prática alimentar diária o consumo de FLV, onde verificou-se que a maioria dos mesmos ficaram satisfeitos com as atividades realizadas e se sentiram incentivados a consumir mais e continuamente FLV em seu cotidiano.
Palavras-chave: Alimentação Escolar. Atividades educativas. Alimentação saudável.
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