AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM ESTUDO SOBRE OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS NAS ESCOLAS DE ERECHIM/R.S.

Autores

  • Vânia Oliveira Dal Bosco Universidade Federal da Fronteira Sul Erechim
  • Ivone Maria Mendes da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Resumo

Este artigo trata-se de parte do projeto de dissertação de mestrado construído a partir de algumas indagações sobre a avaliação das crianças na Educação Infantil no que se refere aos conhecimentos e critérios que são necessários para se realizar uma boa avaliação e dos instrumentos mais utilizados pelas escolas do município de Erechim/R.S. para o registro das aprendizagens das crianças no contexto escolar. O presente trabalho teve uma abordagem qualitativa onde foi feito um estudo de caso com base na pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários com as professoras e gestoras das escolas de Educação Infantil do município de Erechim/RS. O principal objetivo foi investigar qual o instrumento avaliativo mais utilizado por essas profissionais nas instituições de ensino erechinenses. A partir disso, procuro-se conceituar a Avaliação na Educação Infantil através de publicações de estudiosos sobre o tema, tais como, Guimarães e Oliveira, Hoffmann, Luckesi e Rinaldi. Na pesquisa empírica buscou-se verificar quais os instrumentos adotados nas escolas públicas de Educação Infantil do município de Erechim/RS e utilizados pelas docentes para avaliar a aprendizagem da criança. Os resultados parciais indicam que, no momento, os pareceres descritivos são o instrumento mais relevante entre as escolas e possui uma ótima aceitação entre as professoras para descrever o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Observou-se, também, que a concepção de avaliação que tem permeado na maioria das instituições e fundamenta a escrita do documento é a formativa, que tem base no processo de apendizagem e não apenas na busca de resultados. Sendo assim, é possível concluir que as escolas erechinenses estão gradativamente evoluindo na busca da produção de avaliações mais significativas e singulares, que respeitem a individualidade da criança e descreva cada vez mais suas experiências escolares.

 

Biografia do Autor

  • Ivone Maria Mendes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

    Doutora em Psicologia, USP. Professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim/R.S.

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Publicado

21-09-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa