TRILHA DOS SENTIDOS E A RELAÇÃO COM O MEIO
Resumo
Trilha dos sentidos tem como o objetivo explorar os órgãos dos sentidos e a relação com o meio que se está inserido. A atividade foi desenvolvida com a turma de 4º ano da Educação Infantil da Escola Otto Flach, e contou com o auxílio da professora regente da turma. A trilha teve início com a explicação breve; Foram três etapas desenvolvidas, a 1ª e a 2ª etapas (cego e mudo) em que os alunos fizeram duplas, e posteriormente a escolha do guia que é mudo e do cego, mas não deveriam se comunicar por meio da fala. Após escolha das duplas, foram dadas as instruções de como seria realizada a trilha. As duplas uma por uma foram caminhando pelos corredores e pátios da escola com o auxílio do bolsista e o da professora da turma. O guia não pode deixar o companheiro cego cair e para isso usava sinais com o braço (braço levantado subir uma escada, e braço abaixado descer uma escada) ao se aproximar de uma escada ou degrau. Após acabar essa etapa, a próxima era referente ao tato. Para este momento, forma dispostos vários alimentos e objetos em pratos. Esta etapa teve como objetivo despertar o sentido do tato, olfato e paladar dos alunos. Na bancada das frutas o aluno vendado e com as narinas fechadas tinha que experimentar um pedaço da fruta e apenas com o sentido do paladar descobrir que alimento era. E também por meio do tato e olfato, tocar e identificar folhas de ervas medicinais. Durante a execução da prática os alunos ficaram com receio de colocarem a venda, mas após com algumas orientações tudo ficou certo. Ao final da atividade os alunos do 4° ano discutiram suas impressões, citaram a importância dos órgãos dos sentidos. A prática trilha dos sentidos possibilita aos alunos perceberem que mesmo uma pessoa com deficiência visual ou auditiva consegue com limitações ter uma vida normal.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.