COMO OBTER NOVAS RAÍZES DE TALOS EM MEIO AQUOSO

Autores

  • Álvaro Kuhn Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Luana Weber Hensing Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eliane Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A prática de como obter novas raízes de talos de vegetais, foi desenvolvida no PIBID Ciências Biológicas na escola Dr Otto Flach em Cerro Largo, com a turma do 7º ano do Ensino Fundamental no ano de 2017. E tem como objetivo, apresentar aos alunos que podemos também reutilizar sobras de talos de vegetais para gerar novas plantas evitando gastos e o desperdício. Para dar início a atividade, foi solicitado as merendeiras da escola para que guardassem algumas sobras de talos como os de alface, cenoura, beterraba, a parte inferior de cebola e de dentes de alho. A prática inicialmente foi desenvolvida no laboratório de ciências da escola. Para realizar a atividade foram necessários os seguintes materiais: beckers de tamanhos variados, palitos de dente, água e os talos variados. O experimento do brotamento levou uma semana para mostrar os primeiros resultados. Foi utilizado além dos talos diversos, uma semente de abacate; Para início do experimento os beckers foram enchidos com água com 2/3 da sua capacidade e os talos foram fixados com os palitos de dentes com as suas extremidades inferiores em contato com a água, assim ficaram durante uma semana para que o início da brotação ocorresse, com a supervisão da professora. Na semana seguinte em aula foi discutido com os alunos como ocorre o crescimento das raízes nas plantas e a sua importância, mas com o foco principal era no brotamento de novas raízes. Foi exposto aos alunos, os beckers com os talos, e com alguns inciando o processo de brotamento. Os alunos foram e interagindo na aula e questionando como ocorre o crescimento e por que ocorre, e se é possível ter uma horta com vegetais obtidos dessa maneira. É possível cultivar, mas com a planta inteira e denomina-se cultivo hidropônico na qual a planta não tem contato com o solo mas com uma solução nutritiva. É o meio mais rentável de se cultivar e vai desde um cultivo mais simples até um mais elaborado. O experimento ficou exposto aos alunos durante poucos dias para observações e anotações em seus cadernos. Foi uma aula expositiva e dialogada com a apresentação do experimento a interação dos alunos com o professor e a realização de uma atividade. Com o objetivo principal alcançado, de os alunos aprenderam como podemos reaproveitar sobras de talos para o cultivo próprio assim se evitando o desperdício de alimentos.

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Publicado

12-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino