AÇÕES DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E PERCEPÇÕES DOS/AS ESTUDANTES: UM ESTUDO SOBRE A UFFS
Resumo
A pesquisa apresenta reflexões sobre as ações de assistência estudantil sob a percepção de uma amostra de estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó. As análises são provenientes de reflexões da pesquisa de mestrado em Ciências Humanas, cujo objetivo central foi analisar como a política de assistência estudantil se efetiva no reconhecimento das diferenças e na promoção de equidade na UFFS Campus Chapecó. Para tanto, apresenta-se a UFFS, instituição onde é realizada a pesquisa empírica, exibindo uma breve retrospectiva histórica com suas metas e objetivos. Na sequência são descritas as ações de assistência estudantil desenvolvidas, num recorte de 2014 a 2016, sendo utilizados dados da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) e publicações do boletim oficial da Universidade. Fazem-se reflexões por meio de dados quantitativos referente aos beneficiários, valores investidos e indicadores de vulnerabilidade social, ainda apresenta-se relação das ações desenvolvias na UFFS com as áreas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Por meio destas análises verifica-se majoritariamente que as ações executadas foram de repasse financeiro aos/as estudantes. Para a realização da pesquisa empírica, realizou-se três grupos focais com uma amostra de estudantes beneficiários dos auxílios socioeconômicos que congregava diferentes características individuais e diversas trajetórias acadêmicas que compõem o espaço universitário com a intenção de desvelar a percepção e a atribuição de sentidos e significados dos/as estudantes acerca do reconhecimento das diferenças e da promoção da equidade na assistência estudantil. Assim, evidenciaram-se alguns fatores relacionados aos limites e as possibilidades sob a percepção dos/as estudantes como: a nitidez das diferenças e das desigualdades sociais apresentadas pelos/as estudantes; a maioria dos/as estudantes não entende a assistência estudantil como um direito; a concepção de ajuda supera a noção de direito; a assistência estudantil se materializa de forma focalizada e não universalizada; o auxílio financeiro é condição para a permanência; compreendem a assistência estudantil, na maioria das vezes, como o atendimento oferecido pelo Setor de Assuntos Estudantis (SAE); a maioria entende a necessidade de contrapartida se recebe auxílio financeiro; demonstram que desafios de diferentes ordens fazem parte da vida dos/as estudantes, principalmente relativos aos aspectos econômicos e culturais; expressaram muitas dificuldades que encontram no ingresso ao ensino superior; e, relatam várias situações pessoais e coletivas que enfrentam para que possam usufruir o direito à educação superior. Por meio dos instrumentos de coleta de dados, compreendendo a análise documental relativa aos relatórios da PROAE e os elementos obtidos por meio dos grupos focais, a pesquisa apresenta dados que foram interpretados de forma a agrupar o maior número possível de variáveis, a fim de estabelecer uma conexão entre as ações desenvolvidas pela UFFS e a percepção dos/as estudantes acerca deste direito social. Desse modo, aponta-se com o estudo realizado, a intenção de avançar na consolidação da assistência estudantil como política pública na UFFS que reconhece as diferenças e promove equidade para a garantia da permanência de um número significativo de estudantes na educação superior pública, gratuita e de qualidade.
Palavras-chaves: Assistência Estudantil. Percepções dos/as estudantes. UFFS. Beneficiários. Direito social
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.