AMBIENTE ALFABETIZADOR E SUAS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Roberta Schmith Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim
  • Ângela Maria Fabiane Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cássia Bruna da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cristiane Fátima Alberti Ribeiro da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Zoraia Aguiar Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Resumo: O presente trabalho tem como tema o ambiente alfabetizador de salas de aulas de primeiros anos do Ensino Fundamental. Parte-se da premissa de que as concepções de alfabetização podem ser identificadas a partir da organização do ambiente alfabetizador. Com isso, objetiva, de forma geral, identificar as concepções de alfabetização a partir da organização do ambiente alfabetizador. Como procedimento metodológico, foi realizada a visita a duas escolas, uma localizada no município de Erechim, sendo ela municipal, e em uma escola do município de Getúlio Vargas, esta estadual. Após a autorização da direção, foram fotografadas quatro salas de aulas, todas de primeiros anos. De posse das fotografias, foi desenvolvida uma análise documental, considerando-se aqui as fotografias como documentos, que teve como aporte teórico Teberosky e Colomer (2003), Schwartz (2010), Cagliari (1998), Weisz (2009), Ferreiro e Teberosky (1999), Marengo (2015), Severino (2007). Nas salas observadas, foram encontradas diversas concepções de alfabetização, sendo a concepção empirista a que mais frequentemente ficou evidente nas fotografias, como pode ser observado pela organização das classes, pelos materiais disponíveis para o trabalho com as crianças e pelos cartazes expostos nas salas de aula observadas. Há pouca diversidade de livros, embora seja muito importante, ainda mais em turmas de alfabetização, que as crianças encontrem nas suas salas de aulas revistas, jornais, folhetos informativos, receitas, materiais do seu cotidiano para, assim, diversificarem a leitura e ampliarem o contato com esses materiais. Pode-se concluir, então, que as salas de aula, de modo geral, necessitariam de uma reorganização em vários aspectos, podendo ser acrescentados mais e variados materiais de leitura, organizados diversos cantos temáticos, distribuídas as classes de modo que houvesse maior interação entre as crianças e com o professor, bem como disponibilizados materiais que tivessem maior relação com o contexto social dos alunos.

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Publicado

21-09-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa