DISCUTINDO A DENGUE LUDICAMENTE COM ESCOLARES DE CHAPECÓ

Autores

  • Emanuelly Luize Martins Martins Universidade Federal da Fronteira Sul -UFFS
  • Simone C. dos Santos Nothaft Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Na área da saúde, principalmente na enfermagem, é por meio das atividades práticas, tanto nos hospitais quanto em unidades básicas de saúde, que o acadêmico entra em contato com a comunidade, com os serviços prestados e com a execução das técnicas e práticas aprendidas em sala de aula. Durante as atividades teórico práticas do componente curricular “O cuidado no processo de viver humano II”, em uma unidade básica de saúde em Chapecó/SC, desenvolvidas em maio de 2018, por um grupo de acadêmicas, focando na saúde da criança e do adolescente, foram desenvolvidas práticas de competência do enfermeiro. Dentre as práticas, estava a educação em saúde, a ser desenvolvida para alunos do primeiro ano das séries iniciais de uma escola municipal do bairro. O objetivo deste trabalho é compartilhar a experiência da educação em saúde sobre a Dengue, para alunos do primeiro ano de séries iniciais. No decorrer das aulas teóricas os acadêmicos foram divididos em grupos de prática, que ficaram responsáveis em desenvolver, juntamente às atividades teórico-práticas, uma atividade de educação em saúde. O grupo no qual eu estava inserida, deveria trabalhar o tema dengue. A partir dos temas, era necessário desenvolver um projeto para essa ação com informações sobre as atividades a serem desenvolvidas. Após o termino da escrita do projeto, apresentamos para a turma e para a professora responsável, e posteriormente, com as alterações e correções, foi encaminhado ao enfermeiro coordenador da unidade, para que estivesse ciente do que realizaríamos na educação em saúde, e para sua concordância. No dia da realização da educação em saúde, uma das integrantes do grupo fantasiou-se de mosquito da dengue, deixando os alunos do primeiro ano atentos a todas as informações sobre a dengue. Apresentamos fotos de possíveis focos, os quais estavam localizados no bairro, mostrando a realidade no território das crianças. Esse momento causou impacto nos escolares, pois todos se deram conta da necessidade de mudar essa realidade de lixo jogado no chão do seu bairro. Após apresentar os possíveis focos, realizamos uma dinâmica da caça aos focos, distribuindo broches com diferentes cores, confeccionados pelas acadêmicas, para fazer a divisão dos grupos. Antes de iniciar a atividade educativa, espalhamos alguns focos pelo pátio da escola, a fim de realizar a atividade. Depois de aplicada a dinâmica, voltamos para a sala de aula e distribuímos certificados às crianças, de combatentes da Dengue, para valorizar aquele momento e engrandecer a importância de todos lutarem contra a dengue. A atividade mostrou-se extremamente efetiva, pois durante toda a sua execução, todos os alunos participaram, questionaram e compreenderam a importância de cuidar da sua casa, do seu bairro e da sua cidade, evitando a formação de focos de dengue e da proliferação de doenças, levando para casa tudo o que foi discutido e multiplicando o saber.  Para o grupo de acadêmicas, foi um momento cheio de aprendizados e trocas, em que cada uma trouxe seus conhecimentos e o compartilhou com as colegas, além de termos realizados um excelente trabalho em equipe. 

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Publicado

08-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura