EDUCAÇÃO CONTINUADA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM
INSTRUMENTALIZAÇÃO DE PROFESSORES, ESTUDANTES E PROFISSIONAIS
Resumo
Atualmente, o investimento em aperfeiçoamento e instrumentalização de profissionais de diversas áreas, atinge significativa relevância dentro das organizações, pois percebe-se que é através deste que o profissional consegue adquirir maior conhecimento, tanto teórico quanto técnico, e isso acaba se tornando imprescindível para o aprimoramento da sua atividade profissional. Expandindo esse cenário para o meio acadêmico, percebe-se que essas ações permitem um maior aprendizado tanto para quem coordena a atividade quanto para quem participa das mesmas. Nas Instituições de Ensino Superior (IES), existem assuntos que são poucos debatidos durante a graduação, devido ao curto tempo dos componentes curriculares e, muitas vezes, por não estar contido nos mesmos, porém, possuem uma grande importância quando o profissional se insere nos serviços. É através desse panorama que acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem, juntamente com a professora coordenadora do programa de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, intitulado como “Processo De Enfermagem como Tecnologia do Cuidado na Rede de Atenção à Saúde: Instrumentalizando Profissionais de Enfermagem”, ofertarão instrumentalizações para professores, estudantes, e profissionais enfermeiros dos serviços de saúde, sobre a utilização das Classificação dos Diagnósticos de Enfermagem – NANDA, a Classificação das Intervenções de Enfermagem – NIC, e a Classificação dos Resultados de Enfermagem – NOC, conhecido como NNN, as quais são pouco discutidas no âmbito acadêmico. Para a organização das atividades foram realizados encontros semanais com as estudantes e a professora, durante três meses, onde foram desenvolvidos slides, histórias de saúde, consulta aos livros referenciais, além de estudos sobre o tema. As instrumentalizações serão ofertadas, no auditório da reitoria da universidade, e acontecerão em cinco módulos distintos, sendo ofertado o mesmo módulo duas vezes ao mês, em diferentes dias e horários, atendendo assim a disponibilidade dos interessados e no decorrer dos encontros serão trabalhados os livros NNN. Durante o desenvolvimento das atividades, será realizado um pré e pós-teste a cada oficina visando detectar evidencias quanto a aquisição de conhecimentos a partir desta ação, além disso, os participantes serão estimulados a desenvolver uma matriz NNN a ser utilizada nos seus respectivos componentes curriculares para os professores e estudantes, nas unidades de trabalho para os enfermeiros visando aliar efetivamente a teoria com a prática. Através da realização dessas ações espera-se que haja uma boa aderência da comunidade em geral, visto que, é uma oportunidade ímpar para os participantes construírem uma visão ampliada sobre o tema e se inteirarem cada vez mais sobre o assunto. Portanto, é imprescindível destacar que os participantes da instrumentalização estarão mais capacitados para desenvolver as matrizes NNN e colocar em prática nas suas áreas de atuação, uma vez que, muitos não tiveram acesso a esse tema anteriormente, auxiliando principalmente os estudantes de graduação em enfermagem, devido ao fato de que ao se formarem possuirão maior facilidade para implantar no serviço o processo de enfermagem.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.