PROJETO DE PESQUISA “POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA”
Resumo
O presente resumo apresenta o projeto de pesquisa intitulado Políticas de inclusão na Educação Básica e reflete sobre a sua importância para a formação de acadêmicas e docentes conscientes de suas responsabilidades como professoras, na garantia de uma educação inclusiva. A partir dos encontros quinzenais do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq) - realizados na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, com participação de uma professora do campus Cerro Largo - para promover estudos e debates sobre a inclusão de alunos com deficiência/s, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na Educação Básica, elaborou-se o presente projeto de pesquisa, pautado no estudo de obras que abordam a temática da educação inclusiva no Brasil, a partir da perspectiva dos Estudos Foucaultianos. Nesse registro teórico, o objetivo central da investigação aqui apresentada constitui-se em conhecer e problematizar as políticas de inclusão empreendidas na Educação Básica, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por meio da coleta de materiais que compõe as políticas municipais voltadas à educação inclusiva.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.