PETCIÊNCIAS: MEIO AMBIENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Dentre os programas presentes nos cursos de Licenciatura, mais especificamente nos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química, existe o Programa de Educação Tutorial - PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Cerro Largo. Esse projeto foi implementado na UFFS por uma equipe de professores do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) no ano de 2010, tendo como eixo central Meio Ambiente e Formação de Professores. O objetivo do presente trabalho é apresentar alguns aspectos do programa, como as atividades dos bolsistas, as metodologias utilizadas nos encontros e sua contribuição para a formação inicial e continuada. O grupo tutorial é formado por 12 bolsistas, até 06 voluntários e 01 tutor, com o objetivo de proporcionar aprendizagem por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, organizadas em atividades de formação, iniciação à docência com desenvolvimento de práticas pedagógicas, reuniões e diálogos, leituras, reflexões e discussões. O método tutorial envolve principalmente a cooperação entre os participantes do programa, o que possibilita o desenvolvimento de pensamento crítico, tornando os alunos mais aptos a terem autonomia em seu processo de aprendizagem. O diário de formação também pode ser citado como instrumento de constituição docente utilizado no processo de formação do PETCiências para contextualizar formação e desenvolver a reflexão. Dentre as atividades dos bolsistas no PETCiências estão a participação de atividades vinculadas com as Escolas particular, estaduais e municipais de Cerro Largo e região, momento de intervenção em salas de aula de Ciências, Física, Química e Biologia, por meio de atividades de experimentação, desenvolvimento de planejamentos de aulas, jogos didáticos, entre outras. Nas atividades de ensino há a participação dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências, das palestras, seminários, oficinas e dos cursos de formação. Nas escolas, existe o contato com a realidade escolar, com professores e alunos, durante a experiência de atuar como docente, realizar e aprimorar práticas e metodologias de ensino, bem como contextualizar e investigar as práticas por meio do desenvolvimento de relatos de experiências. As atividades de pesquisa costumam ser individuais, ou seja, cada bolsista tem uma pesquisa própria voltada para o ensino com orientação de professores da área de Ciências. No processo de formação inicial o grupo reflete e avança no seu desenvolvimento profissional, formando um perfil de sujeito pesquisador e reflexivo ao passo que se constitui professor.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.