TRILHA DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Rafaela Spohr Haas Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente relato expõe a experiência vivenciada com duas turmas de 6º ano do ensino fundamental durante o Estágio Supervisionado do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo. A atividade foi desenvolvida durante o primeiro semestre letivo de 2018, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe. José Schardong, no município de Cerro Largo, RS. A atividade prática realizada foi uma trilha pedagógica, na qual buscamos trabalhar com o conteúdo de Ecologia: relações ecológicas. O percurso iniciou com uma caminhada em um fragmento de mata cuja trilha foi delimitada a anos atrás, onde foram visitados dois pontos. Ao final, fizemos uma caminhada ao redor da escola. A observação das relações ecológicas foi realizada por meio de questionamentos levantados no decorrer da trilha e conforme a curiosidade dos alunos. Posteriormente a trilha, realizou-se uma avaliação, onde os alunos deveriam demonstrar seus aprendizados sobre as relações ecológicas que foram abordadas de forma teórica dentro da sala de aula e de forma prática na atividade prática. A realização desta atividade proporcionou a indagação sobre os conhecimentos prévios dos alunos, despertando a curiosidade nos mesmos, demonstrando assim, a importância de atividades práticas no Ensino de Ciências, e especialmente na ampliação dos conhecimentos experienciais da estagiária como docente em formação. De mesmo modo, essa atividade pode provocar em mim, discente e futura professora, a vontade de utilizar essas metodologias e materiais diferentes com as turmas, pois é a partir destas atividades que possibilidade os estudantes demonstram o seu interesse na aprendizagem.

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Publicado

12-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino