CURSO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS: INSERÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Ianka Cristina Celuppi Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
  • Vanessa Ritieli Schossler
  • Kátia Lilian Sedrez Celich
  • Leoni Terezinha Zenevicz
  • Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt

Resumo

Este estudo apresenta o objetivo de relatar a experiência na organização do “Curso de Gestantes e Casais Grávidos” desenvolvido no Hospital Regional do Oeste (HRO) nos dias 20, 21 e 22 de março de 2018, durante a inserção de acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Chapecó, na realização do Estágio Curricular Supervisionado I, bem como compreender a contribuição da inserção da equipe de enfermagem neste espaço. O curso tece como público-alvo as gestantes e seus respectivos acompanhantes, residentes na região oeste de Santa Catarina, totalizando 43 participantes. Foi estruturado em três noites de atividades, com oficinas e palestras ministradas de forma multidisciplinar pelos profissionais do hospital, contando com a explanação de uma nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, médico obstetra, médica pediatra, enfermeira e técnica de enfermagem. A equipe de enfermagem dialogou sobre os principais cuidados com o recém-nascido e benefícios do aleitamento materno para a mãe e o bebê. Ao findar as três noites de oficinas, os participantes receberam uma cartilha informativa que foi elaborada pela equipe de enfermagem, que objetivou a orientação sobre a internação hospitalar no momento do parto. Por fim, foram encaminhados para uma visita ao centro obstétrico e maternidade do hospital. As gestantes e seus acompanhantes avaliaram positivamente a realização das atividades, elogiando o acolhimento e as dinâmicas adotadas pelos profissionais, que buscaram estimular os questionamentos e esclarecimento de dúvidas, além da utilização de vocabulário simplista e não-científico, facilitando o entendimento das gestantes e dos acompanhantes. Além disso, o grupo de gestantes e casais grávidos ultrapassou a finalidade informacional e adquiriu aspecto terapêutico ao possibilitar a troca de saberes, vivências, angústias, medos e sentimentos. A atuação multidisciplinar enriqueceu a troca de conhecimentos, pois possibilitou a abordagem de temáticas sob a perspectiva de diferentes categorias profissionais, compartilhando práticas por meio de relações horizontalizadas, agregando ao papel de educador dos profissionais o “saber-fazer popular” e empírico. Nesse ínterim, o cuidado de enfermagem obstétrico possibilita a construção de saberes a partir de práticas educativas. Assim, conclui-se que a realização do curso de gestantes e casais grávidos resultou na construção de um espaço para a reflexão, socialização de saberes, ressignificação de conceitos e construção de conhecimentos coletivos, propiciando o empoderamento e protagonismo da gestante e seu acompanhante no processo de nascimento e pós-parto, além de contribuir para a inserção da UFFS nos serviços de saúde do município.

Biografia do Autor

  • Ianka Cristina Celuppi, Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
    Acadêmica em Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.

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Publicado

26-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino