“ELETROQUÍMICA DAS CARTAS”
TRABALHANDO CONCEITOS QUÍMICOS DE OXIRREDUÇÃO ATRAVÉS DE UM JOGO DIDÁTICO ALTERNATIVO
Resumo
O presente trabalho constitui-se na análise dos resultados após aplicação do jogo didático “Eletroquímica das Cartas”, confeccionado no componente curricular “Instrumentação para o Ensino de Química” do curso de Química – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza/PR e utilizado durante a “Feira de Recursos Didáticos" promovida pela disciplina. No jogo didático, as semi-reações de redução foram escritas em cartas separadamente com os respectivos potencias químicos. Considerando um par de cartas, as regras constituem-se na identificação da espécie que reduz e aquela que oxida, ou seja, o cátodo e o ânodo da reação, assim como o agente redutor e o agente oxidante. Para avaliação qualitativa dos resultados, foi solicitado que os alunos respondessem uma questão objetiva após utilizar o recurso (com alternativas que apresentavam conceitos corretos de oxirredução e outros equivocados), auxiliando a análise da eficiência da atividade para aquele público. Após o emprego do jogo, do total de alunos que responderam o questionário, 75% optou pela alternativa correta (c) “Cátodo é a espécie que ganha elétrons, ou seja, reduz” e 25% pela alternativa incorreta (a) “Ânodo é a espécie que ganha elétrons, ou seja, reduz”. É importante ressaltar que havia uma segunda resposta correta além daquela selecionada, esta alternativa correspondia a letra (b) “Ânodo é a espécie que perde elétrons, ou seja, oxida”, porém, nenhum dos participantes apercebeu-se disto, demonstrando que ainda é preciso um reforço conceitual em algum momento durante a aplicação do jogo. Desta maneira, a atividade contribui para os acadêmicos relembrarem e compreenderem conceitos químicos em diferentes espaços da Universidade. É importante ressaltar também que o recurso didático pode ser utilizado na Educação Básica, promovendo uma maior proximidade entre os trabalhos produzidos pelo curso de Química - Licenciatura e as escolas da região. A partir dos dados obtidos, constata-se que a maioria dos participantes demonstrou compreender os tópicos do conteúdo (eletroquímica), bem como a forma de abordagem. Destaca-se ainda a importância da utilização de ferramentas diferenciadas no ensino de química, como os jogos que proporcionam aos alunos maior interesse, desenvolvem habilidades, participando ativamente do processo de ensino aprendizagem e não levando apenas a memorização do assunto abordado, como também a reflexões que contribuem na assimilação dos conceitos básicos com atividades cotidianas.
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