A PALHAÇARIA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Autores

  • Gabriela Menissa Pellenz Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
  • Karine Foiato Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó
  • Roberta Eduarda Grolli Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó
  • Ana Gabrieli Sauer Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó
  • Crhis Netto de Brum Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó
  • Jeane Barros de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul- campus Chapecó

Resumo

A educação permanente constitui-se como uma proposta ético-político-pedagógica, que visa a transformação e qualificação da atenção à saúde nos processos formativos, além de incentivar a organização das ações e dos serviços. Assim, entende-se que o uso da ferramenta da palhaçaria pode ser um instrumento auxiliador e facilitador para o desenvolvimento de ações em saúde, uma vez que habilita a comunicação e vínculo com os envolvidos, contribuindo para uma observação crítica. Objetiva-se relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na realização de uma educação permanente sobre a prevenção de cânceres para agentes comunitários de saúde (ACS) do Oeste catarinense, com utilização da ferramenta palhaçaria. Ao realizar atividades teóricas e práticas com acadêmicas da quinta fase, do Componente Curricular Cuidados de Enfermagem na Atenção Básica, do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó (UFFS/SC), surgiu oportunidade de realizar ações educativas com aproximadamente 100 ACS, abordando diversificados temas, dentre eles a prevenção contra os tipos de cânceres. A atividade ocorreu em salas de aula da UFFS, em pequenos grupos de ACSs, que foram se revezando, sendo que em cada sala, com outros grupos de acadêmicos, havia diferentes temáticas. A escolha e planejamento do uso da palhaçaria como ferramenta para abordar o referido tema de câncer emergiu devido ao conhecimento adquirido no Programa Extensionista “Enferma-Ria: a palhaçaria como ferramenta na promoção da saúde materno-infantil”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFFS/SC. Com dois palhaços em cena e com o apoio de imagens, as acadêmicas foram apresentando os tipos de cânceres mais comuns na região, como se desenvolvem no organismo e o papel dos ACSs na vivência do câncer na comunidade. Os ACSs demonstraram interesse durante toda a atividade proposta, relatando informalmente acolhimento, vínculo e intenso aprendizado. Por meio da palhaçaria foi possível abordar a temática de forma lúdica, partindo do pressuposto de que ela é auxiliadora no processo de comunicação, proporcionando um diálogo científico com linguagem acessível e aberta, uma vez que há estigmas e tabus referentes ao tema. A ferramenta palhaçaria demonstrou ser um importante aliado à educação permanente em saúde, sendo um instrumento fundamental para a ampliação do conhecimento sobre o câncer. Além disto, é notório como as experiências e conhecimentos adquiridos extracurricularmente, em projetos, auxiliam para o desenvolvimento e amadurecimento acadêmico, profissional e bem como o pessoal.

Biografia do Autor

  • Gabriela Menissa Pellenz, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
    Acadêmica. Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.

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Publicado

26-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino