ANÁLISE CRÍTICA DO GÊNERO CAPA DE REVISTA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA

  • Claridiane de Camargo Stefanello Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Marciele Marciele Marques Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Francieli Matzenbacher Pinton Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Palavras-chave: gêneros do discurso, multimodalidade, ensino, docência

Biografia do Autor

Claridiane de Camargo Stefanello, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
Este resumo tem por objetivo refletir criticamente sobre o projeto de extensão “Práticas de linguagem na educação básica”, em especial, sobre uma das oficinas ministradas que teve como tópico “Análise crítica do gênero capa de revista”. As oficinas são ministradas aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. O grupo é constituído por duas ministrantes do curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura e treze alunos da educação básica. O encontro é realizado semanalmente à tarde no turno inverso ao período regular das aulas ofertadas. A metodologia adotada enfoca a ação-reflexão sobre ação, permitindo às professoras em formação, juntamente com a orientadora, a possibilidade de rever criticamente sua prática de ensino de linguagem, buscando estabelecer relações entre a teoria e a prática docente. A oficina, objeto de análise neste trabalho, teve como proposta desenvolver a capacidade dos alunos de analisar criticamente o gênero multimodal: capa de revista. Por textos multimodais (DIONÍSIO e VASCONCELOS, 2013)  entendemos aqueles que são constituídos por uma combinação de recursos de escrita, som, imagens, gestos, movimentos e expressões faciais. Em razão disso, os procedimentos de análise gênero capa enfocaram: i) reconhecimento do funcionamento textual e discursivo da revista Superinteressante, em termos de contexto de produção, circulação e consumo; ii) análise das semioses constituintes do gênero capa de revista e das relações estabelecidas entre cada uma delas; iii) análise das marcas linguísticas; iv) identificação do tema e do propósito comunicativo do gênero em questão e, por fim; v) análise do discurso presente na capa da revista. Esta oficina teve a função de desenvolver a formação crítica dos estudantes do ensino médio em relação aos gêneros multimodais recorrentes em seu cotidiano. Além disso, o projeto tem contribuído de maneira significativa inserindo as licenciandas em uma situação real do ensino de língua materna, possibilitando a formação de um professor reflexivo-crítico.

Referências

DIONÍSIO, A. P.; VASCONCELOS, L. J. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. Múltiplas Linguagens para o Ensino Médio. São Paulo. Parábola Editorial, 2013.

REVISTA SUPER INTERESSANTE. São Paulo: Abril, 2013.

Publicado
17-10-2013
Seção
Campus Cerro Largo - Iniciação à Extensão