RODA DE CONVERSA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS COM AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE DO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA ALTA FLORESTA: RELADO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Kássia Kramer Universidade Federal da Fronteira SulCampus Chapecó

Biografia do Autor

  • Kássia Kramer, Universidade Federal da Fronteira SulCampus Chapecó

    CONHECIMENTO DE DISCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), CAMPUS CHAPECÓ, SOBRE O MODO DE ADMINISTRAÇÃO E OS EFEITOS BENÉFICOS E ADVERSOS DAS PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS

    Kássia Kramer¹ Cíntia Krilow² Francine R. Witt³ Jéssica A. Battistel⁴ Larissa P. Navarro⁵ Marília I. Floss⁶ Profª. Dra. Agnes F. P Cruvinel ⁷. Profª Dra. Gabriela G. Oliveira⁸ Profª. Dra. Sarah F. V. O. Maciel ⁹

     

    O uso contínuo de pílulas constitui um método anticoncepcional difundido mundialmente entre mulheres. As pílulas anticoncepcionais são compostas por hormônios progestagênicos e estrogênicos, os quais atuam por meio da inibição da secreção de hormônios hipofisários gonadotróficos, impedindo a ovulação. Esse medicamento pode apresentar efeitos benéficos e adversos, de acordo com a fisiologia individual da mulher e com o modo de utilização. O objetivo desta pesquisa é identificar o conhecimento das estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó, acerca dos efeitos e do modo de utilização, comparando com o que está descrito nas bulas das principais pílulas. Esse estudo vale-se da estatística descritiva transversal, utilizando variáveis quantitativas. Para coleta de dados, foi criado um questionário com 15 questões de múltipla escolha, a ser aplicado em sala de aula a todas as estudantes da referida Universidade, com apresentação prévia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A fim de avaliar a viabilidade e a qualidade do questionário, aplicou-se um piloto à turma de Enfermagem, da primeira fase que possibilitou a aplicação dos questionários sem modificações. Resultados preliminares, obtidos por meio da aplicação do questionário piloto, trouxeram informações de uma amostra composta por 16 alunas do total estimado de 1.677 que serão questionadas. A partir desses resultados, observou-se que 56% das estudantes pesquisadas na etapa piloto são usuárias de pílulas, sendo que 50% não se sentem satisfeitas com o próprio conhecimento a respeito do uso de pílulas, 69% fazem acompanhamento ginecológico anualmente, 75% responderam adequadamente sobre a interação medicamentosa com antibióticos, 13% assinalaram a alternativa adequada para a conduta em caso de esquecimento da dose diária. Com os resultados da aplicação do questionário piloto, obtivemos uma amostra que sinaliza a importância de aprimorar os métodos de educação sobre pílulas anticoncepcionais para que as mulheres possam optar por esse método com segurança e saúde. Espera-se, então, com essa pesquisa que o conhecimento dessas estudantes possa ser aperfeiçoado com palestras, simpósios sobre as pílulas anticoncepcionais.

    Palavras-chave: pílula anticoncepcional; modo de utilização; efeitos benéficos; efeitos adversos; discentes.

    1 Acadêmica de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.kassiakramer94@gmail.com

    2 Acadêmica de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. cintiakrilow95@hotmail.com

    3 Acadêmica de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. francinerochawitt@gmail.com

    4 Acadêmica de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. bjessi.b2021@gmail.com

    5 Acadêmica de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. larissa.paganotti@gmail.com

    6 Acadêmica de Medicina, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Mah_cco@hotmail.com

    7 Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.agnes.cruvinel@uffs.edu.br

    8. Doutora em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Adjunta, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó.gabriela.oliveira@uffs.edu.br

    9 Doutora em Genética pela Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó.sarah.maciel@uffs.edu.br

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Publicado

26-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino