¿HABLAS ESPAÑOL? CURSOS DE LÍNGUA ESPANHOLA PARA BRASILEIROS NA UFFS

Autores

  • Elisete Elvira Dessbesel
  • Géssica Luiza Kozerski
  • Maria José Laiño

Resumo

Os Cursos de Língua espanhola são uma iniciativa do curso de Letras – Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Chapecó, iniciado em 2017 e desenvolvido pelo Centro de Línguas da UFFS (CELUFFS) em parceria com o Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS (PET UFFS). O projeto atende acadêmicos da IES, servidores e comunidade externa, visando a difusão da língua espanhola, a ampliação da formação acadêmica a partir da prática de docência e a integração entre Universidade e comunidade. Apesar de recente, o projeto recebe grande visibilidade entre a comunidade acadêmica, amplia a produção científica sobre o ensino de línguas e a circulação da língua espanhola entre os acadêmicos da UFFS e em toda a região de abrangência. Os cursos são oferecidos semestralmente, totalizando 60h para cada nível. Os encontros acontecem duas vezes por semana com duração de 2h. Existe uma grande procura pelos cursos de língua espanhola, pois não requerem nenhum tipo de conhecimento prévio do idioma para cursá-los. Nesse sentido, o Centro de línguas colabora com a comunidade externa da região, já que a língua espanhola vem sendo retirada dos currículos escolares paulatinamente, sendo encontrada atualmente somente em escolas privadas. Compreendemos que conhecer uma nova língua é direito pleno de todo cidadão, e isso se torna mais latente quando nos referimos à língua castelhana, idioma oficial de todos os nossos países que dividem fronteira com o grande Brasil e hoje é a segunda língua mais falada do mundo. Assim, ademais de beneficiarem a comunidade acadêmica, os cursos proporcionam às bolsistas a prática pedagógica, uma vez que estas são acadêmicas de um curso de licenciatura. Por se tratar de um projeto em andamento, ainda não é possível apresentar conclusões finais. Entretanto, percebemos que os resultados parciais são positivos, uma vez que a demanda de participantes tem aumentado a cada semestre e os discentes dos cursos o avaliam positivamente.

Downloads

Publicado

26-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino