CONSTRUINDO CONHECIMENTO SOBRE O PRÉ-NATAL
UMA TROCA DE SABERES ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Resumo
No primeiro semestre de 2018, por meio do componente curricular Cuidados de Enfermagem em Atenção Básica de Saúde (CEABS), da 5ª fase do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), despontou a oportunidade dos acadêmicos realizarem atividades educativas para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da região de Chapecó-SC. Este resumo tem como objetivo compartilhar a vivência dos acadêmicos de enfermagem na realização de uma oficina sobre a importância do pré-natal para agentes comunitários de saúde da região do oeste catarinense, oportunizando vínculo da universidade com a comunidade externa. Foram realizadas várias oficinas, no próprio espaço da UFFS, abordando diversas temáticas, entre elas acerca do pré-natal. A atividade para os ACS ocorreu por meio da integração entre os docentes e discentes da UFFS e a Secretaria de Desenvolvimento Regional, situada em Chapecó, abrangendo vários municípios da região do oeste catarinense. Para o desenvolvimento da atividade, os acadêmicos organizaram as salas conforme cada temática e dividiram os ACSs em vários grupos, fazendo rodízio, visitando as oficinas. Na oficina sobre a importância do pré-natal, os acadêmicos recepcionaram os ACSs, colocando-os em círculo para apresentarem-se e cada um recebeu uma bala. Conforme a cor do papel da bala, os acadêmicos organizaram os ACSs em três pequenos grupos. Em cada pequeno grupo foi disparado uma questão norteadora, sendo: A importância do pré-natal; A rotina dos ACS no acompanhamento do pré-natal; e As dificuldades encontradas pelos ACS no pré-natal. Cada um teve a oportunidade de discutir e produzir um cartaz sobre a questão norteadora e após os grupos apresentaram as discussões e possíveis resoluções para as dificuldades destacadas. Encerrando com uma reflexão sobre a importância do trabalho em equipe. Durante a oficina, houve intensa troca de saberes entre os acadêmicos e os ACSs, construindo um aprendizado mútuo, pois ficou evidente que as experiências relatadas do cotidiano dos ACSs contribuíram intensamente com o conhecimento científico compartilhado pelos acadêmicos. Nesta perspectiva, observou-se a importância de primeiramente valorizar o conhecimento prévio e prático dos ACSs, para posteriormente acrescentar novo aprendizado. Além disto, houve a oportunidade de discutir sobre a importância do trabalho em equipe na saúde e do quanto se faz necessário que cada integrante desenvolva bem o seu papel para a resolutividade da ocorrência do pré-natal na comunidade. Por meio da atividade proposta foi possível perceber o quanto é importante realizar atividades entre a universidade e a comunidade externa, trazendo crescimento na formação do profissional enfermeiro, possibilitando conhecer as diferentes realidades e discutir sobre assuntos teóricos em vivências práticas. Também oportunizou aprender com o trabalho em equipe dos próprios acadêmicos, criando ainda interações entre todos os participantes, e uma visão ampliada entre as realidades dos municípios participantes da região. É importante destacar a necessidade da realização de mais momentos como este, que oportunizam interações entre os acadêmicos de Enfermagem e demais profissionais da área da saúde, instituição e comunidade, em razão da vivência prática de conhecimentos teóricos e assim poder compartilhar experiências, que trazem progressos valiosos na vida profissional, acadêmica e pessoal.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.