CONHECIMENTO EM BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE COZINHEIRAS E AUXILIARES DE COZINHA, EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO INSTITUCIONAL, LOCALIZADO NO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • Juliana da Silva uNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS REALEZA
  • Cassiani Gotama Tasca

Resumo

Cada vez mais, a busca pela qualidade, em todos os setores da atividade humana são notáveis, especialmente para os alimentos, qualidade significa competência, profissionalismo e, produtividade. Diante disto, este estudo teve como objetivos analisar o conhecimento em Boas Práticas de Manipulação de cozinheiras e auxiliares de cozinha em uma UAN institucional localizada no sudoeste do Paraná. Foi executado no período de Maio e Julho de 2018. O público que foi estudado foram 05 funcionárias, cujas funções desempenhadas são de cozinheiras e auxiliares de cozinha. Para a verificação do conhecimento das cozinheiras e auxiliares quanto às Boas Práticas de Manipulação, foi elaborado um questionário, os resultados do questionário, para medir o nível de conhecimento dos participantes, foi classificado como "suficiente" para acertos de 50% (05 questões) ou mais, e como "insuficiente" para acertos inferiores a 50%. As respostas do questionário foram tabulados e para isso foi utilizado o software Excel® versão 2010. Diante da pesquisa o público estudado, obtiveram nota igual ou superior á 8,0 e, percentualmente, isso representa uma média final de 86% de acertos no geral. Desta forma, este achado sinaliza que em acordo com a classificação do presente estudo como resultado “suficiente” (50%), foi devidamente alcançado. É possível concluir que este estudo foi de grande relevância, atingiu os objetivos propostos, e por meio dos resultados encontrados foi possível perceber onde deve haver investimento em cursos de capacitação visando aprimorar a qualificação em BPM. Considerando ser este um fator crucial para o asseguramento da qualidade das refeições servidas aos comensais.

Palavras-chave: Segurança alimentar. Manipuladores de alimentos. Alimentação institucional.

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Publicado

23-10-2018

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino