ELABORAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM DURANTE ATIVIDADE TEÓRICO PRÁTICA EM UM HOSPITAL DO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Andressa Reginatto Percisi UFFS
  • Francielli Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Kassiano Carlos Sinski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Simone dos Santos Pereira Barbosa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eleine Maestri Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bruna Nadaletti de Araújo Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O Processo de Enfermagem (PE) é reconhecido mundialmente e sua importância está em ampliar o olhar sobre o adoecimento e restabelecimento da saúde. Sob essa perspectiva percebe-se a relevância do estudo do mesmo no curso de graduação em Enfermagem para maior cientificidade das atividades que os profissionais irão realizar garantindo a melhoria do atendimento nas Rede de Atenção à Saúde. O presente trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência do desenvolvimento do PE durante o andamento do componente curricular Aprendizagem Vivencial em conjunto com Fundamentos para o Cuidado Profissional II. Durante a apresentação dos Planos de Ensino para a 5ª fase do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó, dos componentes supracitados foi informado aos acadêmicos sobre a realização do PE, e o mesmo foi realizado durante a inserção no campo da atividade teórico-prático em um hospital no oeste catarinense desenvolvendo todas as etapas do processo com um paciente, que apresentava sinais clínicos significativos para o momento de aprendizagem, escolhido pelo grupo. Ao reunir as etapas (histórico, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação) foi desenvolvido um relatório e apresentado para a turma. A escolha do paciente para a execução do PE foi devido as suas patologias e fragilidades visualizadas pelos acadêmicos durante o acompanhamento nos dias de atividade teórico-prático. O histórico proporcionou uma conversa ampla entre acadêmicos e paciente enriquecendo a coleta de dados, bem como a realização do exame físico evidenciando sinais clínicos necessários para a construção contínua do processo. A construção dos diagnósticos ocorreu através da coleta dos dados supracitados em comparação com o que aborda o material teórico NANDA (North American Nursing Diagnosis Association) evidenciando-se diagnósticos de risco, reais e de promoção da saúde o que efetiva a relação entre teoria e a prática, aprimorando o conhecimento dos acadêmicos. O planejamento foi elaborado através dos diagnósticos elencados para o paciente tomando por base uma prescrição com justificativas teóricas, e colaborando para a aprimoramento da assistência. A implementação do PE não ocorreu devido ao fato do término da ATP. A avaliação da situação de saúde do paciente foi construída no instrumento denominado de evolução, que proporciona a constatação de agravos e/ou melhorias do paciente. Com a construção das etapas do PE foi perceptível o conhecimento das necessidades humanas básicas do ser humano, a qual foi destacada pelas observações de como ocorre nas unidades de saúde, tornando uma visão ampliada dos acadêmicos sobre as questões que devem ser melhoradas e pontos que podem auxiliar no cotidiano da unidade. Por meio da realização do PE comprova-se que o mesmo é de fundamental importância para se alcançar uma assistência voltada para a individualidade, o processo de adoecimento e restabelecimento da saúde de cada pessoa.

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Publicado

26-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino