A A importância das ações de conservação e recuperação de bens permanentes para a manutenção da estrutura acadêmica e administrativa da universidade
Resumo
O Departamento de Manutenção e Conservação de Bens Permanentes (DMAN) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi criado em 2014 com a atribuição de desenvolver estratégias para manter o patrimônio da universidade preservado e em pleno funcionamento. O DMAN está vinculado a Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura e conta com o apoio de assessorias instaladas em todos os campi da UFFS, as quais são responsáveis por estabelecer a ponte com os usuários dos bens permanentes disponíveis para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. As ações desempenhadas por setores como esse nem sempre são conhecidas da comunidade acadêmica, mas são de fundamental importância para a manutenção da estrutura acadêmica e administrativa da universidade. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar as principais atividades desenvolvidas pelo DMAN em conjunto com as Assessorias de Logística e Suprimentos no sentido de zelar pela boa conservação e recuperação dos bens permanentes da universidade. O acervo patrimonial da UFFS é composto por mais de 50.000 itens ativos, que estão distribuídos e sendo utilizados nas dependências da universidade. Grande parte desses itens foram adquiridos nos primeiros anos de atividade da UFFS, de forma que atualmente mais de 70% deles já ultrapassaram o período de vigência da garantia exigida junto aos fornecedores. Compete ao DMAN gerir as demandas de conserto e de manutenção dos bens de uso coletivo, tais como mobiliário, eletroeletrônicos, condicionadores de ar, equipamentos de laboratórios e das áreas experimentais da universidade. Vale ressaltar que mesmo o percentual coberto pela garantia não está isento de apresentar problemas de funcionamento. Os procedimentos adotados para a conservação do acervo patrimonial da UFFS compreendem serviços de manutenção preventiva e manutenção corretiva, mediante acionamento da garantia, realização de consertos em oficina própria e adesão a contratos de manutenção mantidos com empresas especializadas nesse tipo de atividade. As solicitações de manutenção podem ser realizadas por meio do sistema de manutenção, disponibilizado na plataforma Solar1. Quaisquer ocorrências relacionadas à conservação e necessidade de reparos ou recuperação de materiais permanentes também podem ser comunicadas ao departamento ou às assessorias, aos quais compete orientar sobre as medidas aplicáveis a cada caso específico. Das solicitações de manutenção atendidas até meados de 2018 foi observado que passaram pelo DMAN e/ou assessorias 2851 itens, dos quais apenas 14,73% ainda estavam cobertos pela garantia do fornecedor e foram encaminhados para a assistência técnica autorizada. Os 85,27% restantes que apresentavam prazo de garantia exaurido passaram pela avaliação técnica no DMAN e, quando possível, foram consertados na oficina interna, mediante substituição de componentes adquiridos pelo departamento, ou então encaminhados para empresas especializadas, contratadas para recuperá-los. Do montante de itens que apresentaram problemas de funcionamento, 80,15% foram consertados e devolvidos para o usuário, ao passo que 19,85% ainda aguardam a contratação de empresas especializadas. No tocante aos custos de manutenção quando relacionados ao valor de aquisição dos equipamentos, observou-se que o valor gasto corresponde a 2,78% do valor total dos equipamentos consertados, o que representa um índice de economicidade significativo para a instituição.
1 Disponível em: <http://sistemas.uffs.edu.br/solar> Acesso restrito aos usuários cadastrados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.