A A importância das ações de conservação e recuperação de bens permanentes para a manutenção da estrutura acadêmica e administrativa da universidade

Autores

  • Lilian Wrzesinski Simon Universidade Federal da Fronteira Sul http://orcid.org/0000-0003-0307-4948
  • André Tiago Andreola
  • Carlos Alberto Madalosso de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gilberto Matias Rufatto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Paulo Didoné Júnior Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O Departamento de Manutenção e Conservação de Bens Permanentes (DMAN) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi criado em 2014 com a atribuição de desenvolver estratégias para manter o patrimônio da universidade preservado e em pleno funcionamento. O DMAN está vinculado a Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura e conta com o apoio de assessorias instaladas em todos os campi da UFFS, as quais são responsáveis por estabelecer a ponte com os usuários dos bens permanentes disponíveis para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. As ações desempenhadas por setores como esse nem sempre são conhecidas da comunidade acadêmica, mas são de fundamental importância para a manutenção da estrutura acadêmica e administrativa da universidade. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar as principais atividades desenvolvidas pelo DMAN em conjunto com as Assessorias de Logística e Suprimentos no sentido de zelar pela boa conservação e recuperação dos bens permanentes da universidade. O acervo patrimonial da UFFS é composto por mais de 50.000 itens ativos, que estão distribuídos e sendo utilizados nas dependências da universidade. Grande parte desses itens foram adquiridos nos primeiros anos de atividade da UFFS, de forma que atualmente mais de 70% deles já ultrapassaram o período de vigência da garantia exigida junto aos fornecedores. Compete ao DMAN gerir as demandas de conserto e de manutenção dos bens de uso coletivo, tais como mobiliário, eletroeletrônicos, condicionadores de ar, equipamentos de laboratórios e das áreas experimentais da universidade. Vale ressaltar que mesmo o percentual coberto pela garantia não está isento de apresentar problemas de funcionamento. Os procedimentos adotados para a conservação do acervo patrimonial da UFFS compreendem serviços de manutenção preventiva e manutenção corretiva, mediante acionamento da garantia, realização de consertos em oficina própria e adesão a contratos de manutenção mantidos com empresas especializadas nesse tipo de atividade. As solicitações de manutenção podem ser realizadas por meio do sistema de manutenção, disponibilizado na plataforma Solar1. Quaisquer ocorrências relacionadas à conservação e necessidade de reparos ou recuperação de materiais permanentes também podem ser comunicadas ao departamento ou às assessorias, aos quais compete orientar sobre as medidas aplicáveis a cada caso específico. Das solicitações de manutenção atendidas até meados de 2018 foi observado que passaram pelo DMAN e/ou assessorias 2851 itens, dos quais apenas 14,73% ainda estavam cobertos pela garantia do fornecedor e foram encaminhados para a assistência técnica autorizada. Os 85,27% restantes que apresentavam prazo de garantia exaurido passaram pela avaliação técnica no DMAN e, quando possível, foram consertados na oficina interna, mediante substituição de componentes adquiridos pelo departamento, ou então encaminhados para empresas especializadas, contratadas para recuperá-los. Do montante de itens que apresentaram problemas de funcionamento, 80,15% foram consertados e devolvidos para o usuário, ao passo que 19,85% ainda aguardam a contratação de empresas especializadas. No tocante aos custos de manutenção quando relacionados ao valor de aquisição dos equipamentos, observou-se que o valor gasto corresponde a 2,78% do valor total dos equipamentos consertados, o que representa um índice de economicidade significativo para a instituição.

1 Disponível em: <http://sistemas.uffs.edu.br/solar> Acesso restrito aos usuários cadastrados.

Biografia do Autor

  • Lilian Wrzesinski Simon, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina, Mestra em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Tecnologias de Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal pela Escolca superior Aberta do Brasil, Bacharela em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina. Assistente em administração na Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • André Tiago Andreola

    Bacharel em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal de Santa Catarina,Técnico em Eletroténica na Universidade Federal da Fronteira Sul. 

  • Carlos Alberto Madalosso de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Tecnólogo em Gestão Pública pela Unopar Virtual, Assistente em Administração na Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • Gilberto Matias Rufatto, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Mestre em Administração pela Universidade Nacional de Missiones, Argentina. Especialização em Comércio Exterior pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Bacharel em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Administrador na Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • Paulo Didoné Júnior, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Técnico em Eletrônica na Universidade Federal da Fronteira Sul.

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Publicado

07-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura