GÊNERO, FEMINISMO E EMPODERAMENTO DA MULHER

UM ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO DAS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marília Fortes Bianchi UFFS
  • Ivone Maria Mendes Silva

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em escolas públicas da cidade de Chapecó e de Guatambu, ambas no estado de Santa Catarina, e que contou com a participação de alunas do ensino médio do campo e da cidade. O tema principal deste estudo é “a influência da escola na compreensão das estudantes sobre gênero, feminismo e empoderamento da mulher”, e como problema “de que maneira a escola contribuiu ou não para o entendimento que as estudantes do ensino médio têm sobre gênero, feminismo e empoderamento da mulher?”. Os métodos usados na pesquisa foram grupos focais com as estudantes, análise de documentos como os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, além de documentos oficiais que norteiam as práticas pedagógicas nacionais e estaduais. Para abordar o tema principal, este trabalho também traz uma discussão teórica sobre conceitos como gênero enquanto categoria temática, a origem e consolidação do feminismo como movimento teórico e social, o conceito de empoderamento dando ênfase ao empoderamento feminino, além de um resgate da trajetória das mulheres na educação, principalmente no Brasil, pois foi um caminho marcado por desafios, visto que a educação quando não era negada às mulheres, era ofertada de uma maneira que não contribuía para sua emancipação ou profissionalização, mas sim para a manutenção da opressão do patriarcado. Alguns dos autores e autoras citados são Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Simone de Beauvoir, Djamila Ribeiro, Paulo Freire, Rute Vivian Angelo Baquero, Maria da Glória Gohn. Heleieth Saffioti e Helena Wendel Abramo. A realização desta pesquisa revelou no discurso das estudantes como estas sentem os efeitos do machismo no seu cotidiano, das maneiras mais sutis a outras mais explícitas, sendo na família, na escola ou na rua, e em sua maioria, as estudantes afirmaram não ter estudado estes temas que para elas são muito relevantes, visto que podem auxiliá-las no combate a estas formas de discriminação. Sendo assim, percebemos que apesar da temática de gênero estar presente nas propostas pedagógicas, algumas escolas não proporcionam ou não dão a devida atenção a este assunto, o que prejudica a desconstrução de preconceitos e o combate a discriminação de gênero ainda tão presente na sociedade. Desta maneira, busca-se entender se hoje a escola está contribuindo para que estas jovens possam entender e consequentemente romper com este ciclo de discriminação e opressão que ainda assola as mulheres, visto que ainda vivemos em uma sociedade machista e excludente, também frente a uma onda de conservadorismo que condena a discussão de gênero nas escolas.

 

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Publicado

21-09-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa