ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA

O PROCESSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Karine Foiato Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Ana Gabrieli Sauer Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Gabriela Menissa Pellenz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roberta Eduarda Grolli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Soeli Mates Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eleine Maestri Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Juliana Praxedes Campagnoni Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A Atividade Teórico-Prática (ATP) é um método capaz de fortalecer a compreensão e conhecimento do acadêmico, proporcionando vivências no cotidiano e na realidade e, necessidades regionais, visando à aprendizagem em campo prático por meio da aplicação do conhecimento teórico realizado em sala de aula, além de proporcionar a comunicação e vínculo entre docentes, discentes e comunidade. O Processo de Enfermagem é uma metodologia sistematizada que tem por objetivo ordenar a assistência do cuidado à saúde. Constituído de seis etapas (histórico, diagnóstico, plano assistencial, prescrição, evolução e prognóstico), permite respaldo científico e legal das ações desenvolvidas pelo profissional de enfermagem, proporcionando a análise de informações e dados, seja do indivíduo ou do coletivo, para desenvolver ações que abarquem necessidades apresentadas pelo(s) mesmo(s), assim como acompanhar o desenvolvimento dos resultados e adaptar-se às novas demandas. Sendo assim o objetivo deste trabalho é relatar a experiência e importância da construção do Processo de Enfermagem na perspectiva das acadêmicas, quais foram maiores desafios e superações. Este relato é fruto do trabalho em equipe no Componente Curricular (CCR) de Aprendizagem Vivencial juntamente com a Atividade Teórico-Prática (ATP) do CCR Cuidados de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde, desenvolvidas nos meses de abril e junho, na região Oeste de Santa Catarina. É natural do ser humano ter diversas dificuldades em executar uma tarefa com êxito, ainda mais quando essa está fora de seu cotidiano. As teorias de Enfermagem são apresentadas aos discentes no início da graduação, permitindo observar e analisar a trajetória da Enfermagem em âmbito teórico. Porém, compreende-se que a prática é um processo dinâmico, que induz à adequação de realidade para realidade. Dessa forma, elaborar um Processo de Enfermagem foi um desafio para as acadêmicas em questão, já que apenas quando inseridas no campo prático foi possível visualizar a formulação e aplicação deste método. É necessário desenvolver o olhar holístico, permitindo compreender o indivíduo/coletivo em seu contexto dinâmico, para posterior implementação de intervenções que possibilitem uma evolução positiva do prognóstico. Sendo assim, constata-se que o desenvolvimento do Processo de Enfermagem é um método necessário para se analisar e compreender o contexto da pessoa e da população, para que o profissional de enfermagem desempenhe seu papel com eficiência e êxito. E, proporcionou-se observar, que a prática é fundamental para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal, uma vez que possibilita conhecer novos ambientes e realidades, propondo novos olhares sob os diferentes cenários.

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Publicado

25-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino