O ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E A DICUSSÃO DA NÃO NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Daniel Marsango Universidade Federal da Fronteira Sul Campus- Campus Cerro Largo
  • Taís Regina Hansen UFFS
  • Rosemar Ayres dos Santos UFFS

Resumo

Historicamente, os avanços das pesquisas científicas almejavam apresentar soluções e inovações. A partir do término da segunda Guerra Mundial, sociólogos e educadores voltaram seus estudos para o desenvolvimento científico-tecnológicos, nesse período surge, o movimento denominado Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), problematizando a ideia de Ciência-Tecnologia neutra, com repercussões na Educação em Ciências. Assim, CTS é considerada uma linha de pesquisa em crescimento, estando em um processo de consolidação, necessitando de aprofundamentos. Objetivando Identificar, caracterizar, analisar e socializar a abordagem dada a presença de valores e participação social na definição da agenda de pesquisa em Ciência-Tecnologia, nos rumos dados ao desenvolvimento científico-tecnológico, nas práticas educativas pertencentes às pesquisas apresentadas nos periódicos da área do ensino, dividimos nossa pesquisa em três etapas: Na primeira, buscamos analisar práticas educativas CTS com o viés voltando para EA, posteriormente  a discussão de valores em práticas educativas da Educação Básica e por fim implementadas no Ensino Superior. Nesse sentido, tivemos dois problemas de investigação: Como a não neutralidade da Ciência-Tecnologia vem sendo trabalhada na área da Educação em Ciências e, mais especificamente, na Educação Ambiental; na linha de pesquisa Ciência-Tecnologia-Sociedade, considerando a produção de conhecimento presente? E, Como e com quais objetivos as práticas educativas CTS apresentadas no Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, tem sido desenvolvidas? Se há e como discussão da presença de valores no direcionamento dado desenvolvimento científico-tecnológico, nessas práticas educativas? Como encaminhamento teórico-metodológico utilizamos a Análise Textual Discursiva dividida em três etapas: Unitarização, Categorização e Comunicação. Constituindo uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, tendo como corpus de análise os artigos presentes nas edições dos periódicos Ciência e Educação, Investigações em Ensino de Ciências e Revista Brasileira de Ensino de Física, nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e nos anais do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF).  Os resultados alcançados com o primeiro problema de investigação permitiram Identificar um conjunto propostas metodológicas de práticas educativas sobre o Meio Ambiente que objetivam problematizar os impactos causados pelos avanços científico-tecnológicos. Quanto a segundo, permitiu evidenciar a valorização da cidadania e a participação social como uma necessidade para o processo de decisão da agenda de pesquisa, de quais pesquisas necessitam ser desenvolvidas, mas se sobressem em muitas discussões, questões referentes à avaliação dos impactos da CT na sociedade.  Além disso, os artigos analisados apresentam abordagens históricas, problematização de uma valorização social, ambiental e econômica junto ao avanço CT, além de repercutirem a não neutralidade da ciência. Com a realização da presente pesquisa, percebemos que são poucas as práticas educativas com o enfoque CTS, porém esse número vem aumentando no decorrer dos anos, trazendo em seu conteúdo iniciativas de problematização da suposta neutralidade da CT e da presença de valores no encaminhamento dado ao desenvolvimento científico-tecnológico e repercutindo na Educação Ambiental. Dessa forma, podem possibilitar aos estudantes participar e desenvolver conhecimentos que permitem à resolução de problemas relacionados a questões sociocientíficas.

Biografia do Autor

  • Daniel Marsango, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus- Campus Cerro Largo
    Cursa Licenciatura em Física na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) , Campus Cerro Largo. Bolsista do Programa de Educação Tutorial, programa PETCiências, tem pesquisado a inter-relação ciência tecnologia,sociedade e ambiente,(CTS,CTSA)

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Publicado

13-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa