O PERFIL EMPREENDEDOR E A PROPENSÃO À CRIAÇÃO DE EMPRESAS POR ESTUDANTES DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE CERRO LARGO- RS

Autores

  • Carmem Luana Werle Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabricio Costa de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O interesse pelo estudo do empreendedorismo está se tornando cada vez mais importante e cresceu de forma acelerada nos últimos anos. Pesquisas e debates sobre a área, estão alcançando progressivamente espaço e visibilidade, devido à sua capacidade de desenvolvimento e crescimento econômico, através da criação de empregos e renda. O empreendedorismo promove benefícios e mudanças em vários aspectos, eliminando barreiras comerciais, transformando a cultura das empresas e inovando. Percebe-se que nos últimos anos ocorreu um maior número de abertura de novos negócios, porém um fator preocupante que ocorre é a mortalidade dessas empresas principalmente nos primeiros anos de funcionamento, que é ocasionado pelo mau gerenciamento e despreparo dos gestores, que poderia ser evitado com a qualificação dos mesmos. Desse modo, observa- se que as universidades, principalmente os cursos de Administração buscam preparar administradores para criarem seus próprios negócios, e estão cada vez mais interessadas em desenvolver, explorar e incentivar o perfil empreendedor dos alunos e o gosto pela arte de empreender, já que os estudantes de graduação são capazes de empreender negócios intensivos em conhecimento e inserem-se mais facilmente no mercado de trabalho, fazendo a diferença de maneira positiva. Para isso os cursos buscam capacitar os alunos, com matérias, disciplinas e outros métodos relacionadas ao empreendedorismo. Em função disto, o presente trabalho tem como objetivo, identificar o nível de perfil empreendedor e a propensão à criação de novos negócios dos estudantes do curso de Administração das instituições UFFS e URI da cidade de Cerro Largo- RS. Para atingir este objetivo irá se realizar um censo com todos os alunos dos cursos de Administração das duas universidades, a coleta de dados será realizada por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, onde a aplicação do instrumento será mediante contato pessoal, passando de sala em sala para convidar os sujeitos da pesquisa. A pesquisa será do tipo descritiva, qualitativa e quantitativa. Os dados quantitativos serão analisados através da estatística descritiva (média e frequência) e também a partir de uma análise já validada. Já os dados qualitativos serão analisados através da análise de conteúdo.  

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Publicado

12-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino