CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO PARA O ESTUDO DE CONCEITOS EM ECOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Patrícia Borck Garcia Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo
  • Gracieli Dall Ostro Persich
  • Jociele Froelich Thomas

Resumo

Resumo: O presente trabalho é referente a uma atividade prática realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, durante o primeiro semestre letivo de 2018. A atividade foi desenvolvida por alunos de uma turma de 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollembach, no Município de Cerro Largo, RS. Sabemos que a ideia de transmissão de conhecimentos está impregnada em nós. Durante a formação inicial, temos aporte de orientação para que estas ideias sejam desfeitas e somos preparados para sermos professores conscientes de nossa prática docente, atuando como mediadores da aprendizagem de nossos alunos. Assim, temos a oportunidade de aprender metodologias e estratégias diversas para ensinar. Entretanto, mesmo assim chegamos a sala de aula ainda despreparados e realizando as mesmas práticas tradicionais que os professores reproduzem há décadas, sendo meros transmissores de conhecimentos prontos. A construção do terrário é uma atividade muito utilizada na educação básica, porém nem sempre é trabalhada da maneira mais adequada. Um forma proveitosa de usar terrários no ensino de Ciências envolve não só a participação dos alunos na atividade, como também a correta utilização no que diz respeito aos conceitos apresentados, para as explicações que envolvem a elaboração do terrário. Nesse sentido, esse trabalho objetivou estudar como os conceitos básicos em ecologia podem ser abordados por meio da construção de um terrário. O terrário foi montado em sala de aula pelos alunos, com materiais trazidos por eles e pela professora. Durante a montagem e nas aulas sucessivas foram trabalhados conceitos em ecologia como: fator biótico e abiótico e ambiente. Como resultados foi possível observar que a maioria dos alunos se envolveu na atividade, questionou e aprendeu os conceitos propostos. A prática facilitou a aprendizagem e tornou as aulas de ciências mais dinâmicas.

Palavras chave: Aprendizagem. Ensino de Ciências. Educação Básica . Estágio em Ciências.

Biografia do Autor

  • Patrícia Borck Garcia, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo

    Atualmente é acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, atuou como bolsista de Iniciação Científica pela FAPERGS (2015-2017) na área de Botânica, com ênfase em Biologia da Reprodução e Biologia da Polinização. Participa do Grupo de Pesquisa Biociências- CNPq. É monitora voluntária na disciplinas de Morfologia Vegetal e Sistemática Vegetal.

  • Gracieli Dall Ostro Persich

    Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da UFSM, com bolsa CAPES/MEC. Professora Substituta de Práticas em Educação Ambiental e Estágio Supervisionado na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo. Professora de Biologia no Magistério Público Estadual do RS, no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santo Ângelo. Membro do Time de Autores de Ciências da revista Nova Escola. Bióloga e licenciada em Ciências Biológicas pela URI - Santo Ângelo, em 2011. Leitora e pesquisadora em Educação Ambiental, Ensino por Investigação, ensino de Sexualidade.

  • Jociele Froelich Thomas

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2012) e pós graduação em nível lato sensu em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional (2013).

Downloads

Publicado

12-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino