CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO PARA O ESTUDO DE CONCEITOS EM ECOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Resumo: O presente trabalho é referente a uma atividade prática realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, durante o primeiro semestre letivo de 2018. A atividade foi desenvolvida por alunos de uma turma de 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sargento Sílvio Delmar Hollembach, no Município de Cerro Largo, RS. Sabemos que a ideia de transmissão de conhecimentos está impregnada em nós. Durante a formação inicial, temos aporte de orientação para que estas ideias sejam desfeitas e somos preparados para sermos professores conscientes de nossa prática docente, atuando como mediadores da aprendizagem de nossos alunos. Assim, temos a oportunidade de aprender metodologias e estratégias diversas para ensinar. Entretanto, mesmo assim chegamos a sala de aula ainda despreparados e realizando as mesmas práticas tradicionais que os professores reproduzem há décadas, sendo meros transmissores de conhecimentos prontos. A construção do terrário é uma atividade muito utilizada na educação básica, porém nem sempre é trabalhada da maneira mais adequada. Um forma proveitosa de usar terrários no ensino de Ciências envolve não só a participação dos alunos na atividade, como também a correta utilização no que diz respeito aos conceitos apresentados, para as explicações que envolvem a elaboração do terrário. Nesse sentido, esse trabalho objetivou estudar como os conceitos básicos em ecologia podem ser abordados por meio da construção de um terrário. O terrário foi montado em sala de aula pelos alunos, com materiais trazidos por eles e pela professora. Durante a montagem e nas aulas sucessivas foram trabalhados conceitos em ecologia como: fator biótico e abiótico e ambiente. Como resultados foi possível observar que a maioria dos alunos se envolveu na atividade, questionou e aprendeu os conceitos propostos. A prática facilitou a aprendizagem e tornou as aulas de ciências mais dinâmicas.
Palavras chave: Aprendizagem. Ensino de Ciências. Educação Básica . Estágio em Ciências.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.