VIVÊNCIA DE LICENCIANDOS EM FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Daniel Marsango Universidade Federal da Fronteira Sul Campus- Campus Cerro Largo
  • Taís Regina Hansen UFFS
  • Rosemar Ayres dos Santos UFFS

Resumo

As observações das alterações climáticas são registradas desde a pré-história, quando o homem buscava explicações mitológicas para vários fenômenos entre os quais: os eclipses, os dias, as noites, as estações e a chuva. Assim, no intuito de contribuir para problematização desses fenômenos naturais na Educação Infantil, utilizamos do espaço da educação não formal como uma modalidade diferente de educação para desenvolver conhecimentos e perspectivas mais amplas no processo de formação do professor a partir do componente curricular Estágio II: Educação não formal. As atividades desenvolvidas foram regidas metodologicamente pelos Três Momentos pedagógicos (problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento). Problematizando os fenômenos do dia e da noite, estações do ano, e o ciclo hidrológico da chuva, desenvolvemos estas atividades em 4 encontros,  respectivamente com três turmas do Maternal II em um centro de ensino infantil do Município de Cerro Largo, RS. No primeiro encontro confeccionamos com as crianças um terrário, este utilizado em todos os encontros na problematização. Além disso, fizemos observações no céu com ambos e, posteriormente, confeccionamos ilustrações dessas observações. No segundo encontro, nossa ministração ficou pautada ao conhecimento do dia e da noite, no qual a maior surpresa ficou no comentário de um estudante ao justificar que o Sol não é uma estrela por não haver pontas. No terceiro encontro, ao problematizarmos as estações do ano, os estudantes de ambas as turmas apontaram um total desconhecimento do nome e as causas das estações do ano, dessa forma na etapa de organização do conhecimento, reestruturamos nossa metodologia e estratégia de ensino, partindo da nomenclatura para ministrar o fenômeno das estações do ano. Por fim, no último encontro em ambas as turmas eles já relacionavam a necessidade de água para as plantas devido ao terrário construído no primeiro encontro, dessa forma a ministração permitiu trabalhar além do fenômeno, questões sócio ambientais. Assim, em nosso processo de construção da metodologia educativa, os conceitos apresentados nos propiciaram uma fazer uma inter-relação homem/ambiente contemplando os eixos temáticos propostos na BNCC atual. Todavia, os conhecimentos, bem como as formas de discussão dos mesmos, foram ajustados conforme a necessidade que os estudantes apresentavam durante a aula. Acreditamos que com diálogos, como os elaborados durante as práticas, propiciem ao estudante ser o sujeito na construção da sua própria aprendizagem, possuindo essencial importância no processo educativo. Já, para os professores em formação inicial, o contato orientado com a docência em um modelo educativo não formal, amplia a visão sobre a escola, educação e espaços educativos, assim, auxiliam de forma muito significativa na constituição/formação docente.

Biografia do Autor

  • Daniel Marsango, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus- Campus Cerro Largo
    Cursa Licenciatura em Física na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) , Campus Cerro Largo. Bolsista do Programa de Educação Tutorial, programa PETCiências, tem pesquisado a inter-relação ciência tecnologia,sociedade e ambiente,(CTS,CTSA)

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Publicado

12-11-2018

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino