LIGA ACADÊMICA COMO VEÍCULO DE INTERDISCIPLINARIDADE

ATIVIDADES DA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE DA MULHER - LASAM UFFS

Autores

  • Amanda Boff Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Leonardo Félix Corezzolla
  • Ianka Cristina Celuppi
  • Lilian Baseggio
  • Cintia Krilow
  • João Vitor Garcia de Souza
  • Maira Rosseto

Resumo

As Ligas Acadêmicas fazem parte de um conjunto de estratégias motivacionais no âmbito da graduação que funcionam como atividade complementar, e não substitutiva, às disciplinas oferecidas aos estudantes de cursos da área da Saúde. A Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASAM) foi fundada em julho de 2017 e teve caráter inovador por ser a primeira de cunho interdisciplinar na Universidade Federal da Fronteira Sul, contando com a participação de acadêmicos dos cursos de medicina e de enfermagem. As ações desenvolvidas pela LASAM estão alicerçadas em concepções de enfoque biopsicossocial,  as quais consideram a singularidade das diferentes mulheres. Essa perspectiva extrapola a compreensão do processo fisiológico de saúde-doença, sob o intuito de difundir ideais (dentro e fora da universidade) de maior inclusão às mulheres nos diferentes espaços e funções sociais. Em um ano de existência da liga, foram realizados eventos sobre as mais variadas temáticas, a exemplo da saúde das mulheres transsexuais, discussões acerca dos altos índices de sífilis gestacional, violência doméstica, bem como discussões sobre filmes relacionados a esta temática. À medida que ocorreram os eventos, percebeu-se o surgimento de reflexões e debates que promoveram uma maior conscientização dos estudantes para as questões socioculturais que afetam a vida das mulheres, bem como o papel de cada futuro profissional de saúde enquanto desconstrutor de paradigmas. Portanto, pode-se compreender que a criação e condução da LASAM possibilitou aos estudantes a construção de um senso de responsabilidade e o amadurecimento pessoal para lidar com questões capciosas que pode-se perceber no cotidiano dos serviços de saúde. Essa atividade, paradoxalmente, permitiu aos estudantes vivenciar a graduação de maneira mais ampla e reflexiva, impactando positivamente na formação profissional.

Downloads

Publicado

07-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura