A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA E A POSSIBILIDADE DE “SER CRIANÇA” NOS ANOS INICIAIS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO
Resumo
Este trabalho constitui-se em um relato de experiências vivenciadas a partir do componente curricular de Estágio supervisionado: anos iniciais do ensino fundamental, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Teve como campo de estágio uma turma do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Chapecó, Santa Catarina. O nosso objetivo foi relatar intervenções educativas, subsidiadas pelo estudo da realidade escolar, tendo como base legal, epistemológica e pedagógica as aprendizagens construídas ao longo do curso de Pedagogia. Do mesmo modo, pretendeu-se conhecer e considerar as especificidades e as demandas da turma e da instituição de ensino, para um exercício de docência centrado na criança como sujeito autônomo, ativo e criativo, capaz de construir suas aprendizagens por meio da mediação das professoras/estagiárias. Para tanto, realizamos leituras sobre as concepções de criança, infância, ensino-aprendizagem e escola, de forma que pudéssemos nos embasar teoricamente para o exercício da docência. Consideramos que os processos de planejamento, docência e de reflexões ocorridos no estágio permitiram a aproximação de uma realidade escolar com os seus desafios. Concluímos que há nos anos iniciais a necessidade de realizarmos atividades lúdicas, diferenciadas e atrativas, que permitam a criança a construção de seus saberes com o outro, através do brincar, dos livros de literatura e de materiais. Assim, priorizamos a cultura do brincar como possibilidade metodológica, valorizando a infância e explorando as potencialidades que surgem em sala de aula. Desse modo, em nosso estágio foi possível manter o foco educativo e a intencionalidade pedagógica, sem negligenciarmos a liberdade de “ser criança” nos anos inicias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.