BARALHO SOCIOLÓGICO: TRABALHANDO COM OS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Jogos, Sociologia, Ensino médio, Ferramentas metodológicas, Transposição didática,Resumo
A presença da disciplina de Sociologia no contexto das escolas públicasbrasileiras a partir do ano de 2008 tem provocado uma importante reflexão a
respeito dos processos de ensino-aprendizagem conferidos para o ambiente da sala
de aula. A respeito disso, o processo de construção de novas ferramentas
metodológicas por parte dos professores de Sociologia tem instigado a criação de
novos suportes de fixação de conteúdos da área. Assim, como forma de desenvolver
esta habilidade criativa de transposição didática os conteúdos são trabalhados sob a
forma de processos interativos e colaborativos entre os educandos. Assim, durante o
ano de 2016, na disciplina de Metodologia de Ensino das Ciências Sociais foi
desenvolvido e produzido um jogo de cartas com o objetivo de desenvolver os
conteúdos da área das ciências sociais. O baralho foi composto por 42 cartas
divididas entre 6 autores com seus principais conceitos e obras. Semelhante ao
sistema de regras dos jogos de baralho, mais especificamente o jogo pife, é
vencedor o jogador que conseguir combinar cartas pertencentes a um mesmo autor,
em trincas, de modo a não restarem cartas na mão do jogador. O jogo permite ser
jogado por até 4 pessoas. Experimentações com o baralho foram realizadas em
parceria com PIBID de Ciências Sociais junto à escola Érico Veríssimo, em Erechim,
o que possibilitou a verificação da jogabilidade por estudantes do ensino médio e,
como resultado, contribuiu positivamente para o aprimoramento do jogo que está em
fase de aperfeiçoamento. O emprego de ferramentas desta natureza pode auxiliar
no exercício de aproximação da Sociologia entre os envolvidos como alternativa de
ressignificação dos conteúdos da área para o contexto da realidade vivida dos
envolvidos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e
Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF:
MEC/SEMTEC, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curricularespara o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2006.
FERREIRA, E.C. A sociologia e o via-a-ser disciplina no Ensino Médio: definindo o objeto do ensino. Revista Café com Sociologia, Vol.3, Nº3. set./dez. de 2014.
OLIVEIRA, A. Um balanço sobre o campo de ensino de sociologia no Brasil. Revista Em Tese, Florianópolis, v.12, n.2, ago./dez. 2015
SILVA, I.L.F. Metodologias do Ensino de Sociologia na Educação Básica: Aproximações com os Fundamentos Pedagógicos. In: Cadernos de Metodologias de ensino e de pesquisa. Londrina: UEL, 2009. p.15-37.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.