BARALHO SOCIOLÓGICO: TRABALHANDO COM OS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA EM SALA DE AULA

Autores

  • Ronier Renato Funez UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL ERECHIM

Palavras-chave:

Jogos, Sociologia, Ensino médio, Ferramentas metodológicas, Transposição didática,

Resumo

A presença da disciplina de Sociologia no contexto das escolas públicas
brasileiras a partir do ano de 2008 tem provocado uma importante reflexão a
respeito dos processos de ensino-aprendizagem conferidos para o ambiente da sala
de aula. A respeito disso, o processo de construção de novas ferramentas
metodológicas por parte dos professores de Sociologia tem instigado a criação de
novos suportes de fixação de conteúdos da área. Assim, como forma de desenvolver
esta habilidade criativa de transposição didática os conteúdos são trabalhados sob a
forma de processos interativos e colaborativos entre os educandos. Assim, durante o
ano de 2016, na disciplina de Metodologia de Ensino das Ciências Sociais foi
desenvolvido e produzido um jogo de cartas com o objetivo de desenvolver os
conteúdos da área das ciências sociais. O baralho foi composto por 42 cartas
divididas entre 6 autores com seus principais conceitos e obras. Semelhante ao
sistema de regras dos jogos de baralho, mais especificamente o jogo pife, é
vencedor o jogador que conseguir combinar cartas pertencentes a um mesmo autor,
em trincas, de modo a não restarem cartas na mão do jogador. O jogo permite ser
jogado por até 4 pessoas. Experimentações com o baralho foram realizadas em
parceria com PIBID de Ciências Sociais junto à escola Érico Veríssimo, em Erechim,
o que possibilitou a verificação da jogabilidade por estudantes do ensino médio e,
como resultado, contribuiu positivamente para o aprimoramento do jogo que está em
fase de aperfeiçoamento. O emprego de ferramentas desta natureza pode auxiliar
no exercício de aproximação da Sociologia entre os envolvidos como alternativa de
ressignificação dos conteúdos da área para o contexto da realidade vivida dos
envolvidos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Média e

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MEC/SEMTEC, 1999.

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Publicado

05-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino