A RESSIGNIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS SOBRE A ÓTICA DA FORMAÇÃO: UM OLHAR APARTIR DO VER-SUS OESTE CATARINENSE
Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde, Saúde Pública, Movimentos SociaisResumo
Os movimentos sociais são vistos em uma grande parcela dos países pelo mundo, muitas vezes são conhecidos com outros nomes, no entanto a essência das suas lutas representam o mesmo significado. Esses movimentos são compostos por pessoas da sociedade do qual compreendem que existem parcelas da população que enfrentam diariamente preconceitos, privações e exclusão no meio onde se relacionam. O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde- VER-SUS, é um dispositivo de formação criado pelo ministério da Educação, do qual permite que acadêmico das mais diversas áreas do conhecimento se reúnam e discutam sobre saúde pública e as lutas. O objetivo deste manuscrito é apresentar um relato acerca das experiências vivenciadas na 5ª edição do projeto VER-SUS Oeste Catarinense, realizada em Julho de 2016 na cidade de Chapecó-SC. A 5ª edição do projeto foi marcada pelo tema central intitulado “Política, Cidadania e Cultura: Respeito às diversidades” e contou com cerca de 80 estudantes de diferentes áreas do conhecimento, dos três estados do sul Brasileiro. O projeto tem por base a utilização de metodologias ativas, que permite aos envolvidos a participação ativa da sua própria formação, alinhada com o respeito das opiniões dos colegas. A proposta do projeto é proporcionar experiências, conhecimento e reflexões sobre o Sistema Único de Saúde – SUS, para isso, são subdivididos em grupos de 7 pessoas, do qual cada grupo tem uma temática a ser conhecida e discutida durante o projeto. A fim de contemplar o melhor aprendizado possível, o projeto é constituído em três etapas: a primeira corresponde aos três dias iniciais é voltada a formação, onde são realizadas oficinas, debates e rodas de conversas sobre o Sistema Único de Saúde- SUS, movimentos sociais entre outros assuntos. A segunda etapa está relacionada a Vivências nos espaços de saúde, que tem a duração de 4 dias. Não menos importante, a terceira etapa consiste em apresentar uma devolutiva das experiências vividas por cada grupo para os demais participantes do projeto e membros dos serviços visitados, tem a duração de um dia. Diante dos achados e vivências do projeto destaca-se a importância de se discutir sobre os movimentos sociais, quais são lutas existentes hoje em território Nacional e qual a contribuição que os futuros profissionais podem exercer pela comunidade. Conhecer essas lutas e se colocar no lugar das pessoas que diariamente, de alguma forma, não recebe uma adequada assistência, com isso nos permite ver o mundo de uma outra maneira, com um olhar mais “Humano” e empatia. Dessa forma destaca-se que o projeto proporciona experiências significativas e reflexivas do qual contribui para uma formação acadêmica de qualidade, e significados que serão levados além da caminhada acadêmica, mas para a vida como um todo.Downloads
Publicado
15-12-2017
Edição
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura
Licença
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