A RESSIGNIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS SOBRE A ÓTICA DA FORMAÇÃO: UM OLHAR APARTIR DO VER-SUS OESTE CATARINENSE

Autores

  • Adriana Carolina Bauermann Universidade Comunitária da Região de Chapecó-UNOCHAPECÓ
  • Claudio Claudino da Silva Filho Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Natanael Chagas Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ
  • Andressa Antônia Trizotto Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ
  • Jean Wilian Bender Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Saúde Pública, Movimentos Sociais

Resumo

Os movimentos sociais são vistos em uma grande parcela dos países pelo mundo, muitas vezes são conhecidos com outros nomes, no entanto a essência das suas lutas representam o mesmo significado. Esses movimentos são compostos por pessoas da sociedade do qual compreendem que existem parcelas da população que enfrentam diariamente preconceitos, privações e exclusão no meio onde se relacionam. O Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde- VER-SUS, é um dispositivo de formação criado pelo ministério da Educação, do qual permite que acadêmico das mais diversas áreas do conhecimento se reúnam e discutam sobre saúde pública e as lutas.  O objetivo deste manuscrito é apresentar um relato acerca das experiências vivenciadas na 5ª edição do projeto VER-SUS Oeste Catarinense, realizada em Julho de 2016 na cidade de Chapecó-SC. A 5ª edição do projeto foi marcada pelo tema central intitulado “Política, Cidadania e Cultura: Respeito às diversidades” e contou com cerca de 80 estudantes de diferentes áreas do conhecimento, dos três estados do sul Brasileiro. O projeto tem por base a utilização de metodologias ativas, que permite aos envolvidos a participação ativa da sua própria formação, alinhada com o respeito das opiniões dos colegas. A proposta do projeto é proporcionar experiências, conhecimento e reflexões sobre o Sistema Único de Saúde – SUS, para isso, são subdivididos em grupos de 7 pessoas, do qual cada grupo tem uma temática a ser conhecida e discutida durante o projeto. A fim de contemplar o melhor aprendizado possível, o projeto é constituído em três etapas: a primeira corresponde aos três dias iniciais é voltada a formação, onde são realizadas oficinas, debates e rodas de conversas sobre o Sistema Único de Saúde- SUS, movimentos sociais entre outros assuntos. A segunda etapa está relacionada a Vivências nos espaços de saúde, que tem a duração de 4 dias. Não menos importante, a terceira etapa consiste em apresentar uma devolutiva das experiências vividas por cada grupo para os demais participantes do projeto e membros dos serviços visitados, tem a duração de um dia. Diante dos achados e vivências do projeto destaca-se a importância de se discutir sobre os movimentos sociais, quais são lutas existentes hoje em território Nacional e qual a contribuição que os futuros profissionais podem exercer pela comunidade. Conhecer essas lutas e se colocar no lugar das pessoas que diariamente, de alguma forma, não recebe uma adequada assistência, com isso nos permite ver o mundo de uma outra maneira, com um olhar mais “Humano” e empatia. Dessa forma destaca-se que o projeto proporciona experiências significativas e reflexivas do qual contribui para uma formação acadêmica de qualidade, e significados que serão levados além da caminhada acadêmica, mas para a vida como um todo.

Biografia do Autor

  • Adriana Carolina Bauermann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó-UNOCHAPECÓ
    Acadêmica de Farmácia-Bolsista FAPEX
  • Claudio Claudino da Silva Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especializando em Preceptoria para Residências no Sistema Único de Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS/CNPq). Integrante do coletivo de coordenação do VER-SUS Oeste Catarinense. Professor Adjunto dos cursos de graduação em Enfermagem e Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, Santa Catarina, Brasil.
  • Natanael Chagas, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ
    Acadêmico de Odontologia, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ
  • Andressa Antônia Trizotto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ
    Acadêmico de Odontologia, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ
  • Jean Wilian Bender, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC
    Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, campus Chapecó

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Publicado

15-12-2017

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura