PROFESSORES EM CICLOS DE FORMAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Marília Diel Machado Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Izabel Gioveli Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Danusa de Lara Bonotto Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Palavras-chave:

Formação Continuada, Modelagem Matemática, Laboratório de Matemática.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato do que foi desenvolvido no contexto de um projeto de extensão envolvendo formação continuada de professores de Matemática na perspectiva da racionalidade prática. Participam do referido projeto duas professoras da universidade, denominadas professoras formadoras, seis professores de Matemática da Educação Básica vinculados aos níveis de ensino fundamental e médio e uma bolsista. Os encontros do projeto são mensais, acontecem na universidade e tem duração de aproximadamente três horas. O projeto tem como objetivo favorecer a reflexão acerca da aprendizagem e ensino de Matemática, por meio do estudo e discussões sobre as diferentes tendências temáticas da Educação Matemática; do planejamento de atividades fundamentadas nessas tendências e da socialização e avaliação do trabalho realizado em sala de aula com os estudantes. No ano de 2016, estudou-se sobre Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e realizaram-se avaliações sobre a potencialidade do desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de atividades fundamentadas nesta tendência da Educação Matemática para explorar razão e proporcionalidade via o conceito de densidade. Já no ano de 2017, o foco de estudo foi o Laboratório de Matemática e a utilização de materiais manipuláveis. Nesse período os professores participantes realizaram atividades práticas utilizando o material dourado para  explorar produtos notáveis e a escala de cuisenaire para abordagem das operações envolvendo números racionais. Observa-se que as discussões realizadas nos encontros de formação sobre as temáticas em estudo tem apresentado evoluções metodológicas e conceituais; provocam um movimento de desacomodação nos professores favorecendo reflexões sobre e para o agir docente e influenciam o contexto específico de trabalho desses professores.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura