A LITERATURA EM DIÁLOGO: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Autores

  • jessica leticia klee rodoy Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • jaqueline andressa vieira Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza/PR

Palavras-chave:

Modernismo. Literatura comparada.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido no componente de Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa ll, ofertado na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza. A partir das observações feitas no Colégio Estadual Irmã Maria Margarida - Ensino Médio e Normal, do trabalho de orientação da professora Aline Cassol Daga e da supervisão da professora Eliana Boligon realizou-se assim a aplicação do plano de ensino, sendo de quatro horas aulas de língua portuguesa com o objetivo de construir conhecimentos com os alunos do Formação de docentes do terceiro ano, que tinha como proposta de ensino o movimento literário Modernismo e sua primeira fase. O estágio tinha como objetivo apresentar os principais autores do movimento e também as principais obras, delimitando as obras pelos manifestos da primeira fase do modernismo. As obras trabalhadas foram: o poema de Manuel Bandeira “Os sapos”, o qual faz crítica ao movimento literário parnasianista e o primeiro capítulo do livro “Macunaíma” de Mário de Andrade o qual satiriza a maneira o qual o brasileiro fala. Com o auxílio também de dois vídeos compactos, o primeiro foi do filme “Macunaíma” e o outro do “O Guarani”. O segundo foi selecionado como forma de comparação entre os movimentos os quais são: O Modernismo, como citado anteriormente e O Romantismo. Por se tratarem de movimentos diferentes e possuírem um personagem indianista, os alunos tiveram facilidade em compreender suas diferenças. Trabalhamos com a análise das duas obras que foram “Os Sapos” “Macunaíma”, pois em nossos aportes teóricos compreendemos que a língua é um meio de interação entre os falantes da sociedade, como sugere Irandé Antunes (2003). Propiciando aos alunos a compreensão do movimento literário com o auxílio das obras apresentadas. A aula ministrada por nós proporcionou aos alunos uma ideia mais clara sobre o movimento literário modernista, pois, a literatura se constrói em conexão com os textos já produzidos, gerando assim, diálogo em ter eles. Percebemos que as aulas de literatura necessitam funcionar como um espaço de leitura e de interpretação.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino