PROGRAMA ESTADUAL NOVAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA- PENOA

Autores

  • Altair Antunes do Nascimento Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
  • Simone de Mello Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
  • Chaiane Bukowski Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó

Palavras-chave:

PENOA. Educação Popular. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Resumo: As transformações ocorridas nos contextos socioeconômicos e político favoreceram o desenvolvimento de uma educação crítica das questões educacionais em geral e curriculares em particular. Desse modo, o objetivo principal desse estudo é fazer um levantamento bibliográfico sobre o Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica, dando ênfase no público-alvo, como é organizado e quais são os profissionais que trabalham no PENOA. Além disso, busca tecer uma reflexão sobre a importância do currículo e dos conteúdos e a forma como é realizada a avaliação da aprendizagem dos alunos, a fim de verificar quais os resultados obtidos nas escolas em que se tem a implementação do PENOA. De acordo com as Diretrizes Nacionais da Educação Básica, sempre que o estudante apresentar lacunas de conhecimento, nos processos (habilidades) de leitura, de produção textual oral e escrita e de cálculo tem-se a orientação da importância da oferta de novas oportunidades de aprendizagem. Dessa forma, o PENOA possibilita abrir caminhos pedagógicos para estudantes que no tempo escolar regular não se apropriam dos conhecimentos previstos, e consequentemente, apresentam lacunas de aprendizagem, sendo assim, é pensado um planejamento e uma didática para atender o sujeito visando respeitar suas especificidades pedagógicas e sociais. O público-alvo é: Ensino Fundamental Anos Iniciais, para crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano; Anos Finais, alunos matriculados no 6º, 7º, 8º e 9º ano, que apresentam dificuldades e o Ensino Médio, os alunos matriculados na primeira série, sendo que o trabalho pedagógico continua visando o êxito na aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de cálculo. O planejamento deverá ser articulado com os professores do ensino regular, deve contemplar diferentes estratégias, atividades e materiais diversos buscando o êxito na aprendizagem das habilidades. O PENOA é um programa que visa suprir as lacunas de aprendizagem apresentadas pelos alunos da Educação Básica e o professor um dos elementos essenciais, pois é ele quem irá elaborar um planejamento que busque contemplar as especificidades dos alunos, referente à leitura, escrita e cálculo.

Palavras- chave: PENOA. Educação Popular. Ensino-aprendizagem.

 

Biografia do Autor

  • Altair Antunes do Nascimento, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
    Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2014) e graduação em Teologia pela Filemom Escola Superior de Teologia (2015) e pós-graduação em Literatura Brasileira pela Universidade do Contestado UNC (2015) e Mestrado em Teologia pela Faculdade e Seminário Teológico Nacional FSTN (2016) e doutorado pela Filemom Escola Superior de Teologia FEST (2017), Cursando Pós- graduação em Gestão Escolar da Educação Básica pela Universidade da Fronteira Sul UFFS. Atualmente é Guarda Municipal da PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPECÓ SC. Tem experiência na área de Segurança Pública. Professor de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado da Educação sc.
  • Simone de Mello, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó /SC (2014). Estudante de Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó/SC.
  • Chaiane Bukowski, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Chapecó
    Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó/ SC (2016). Possui Especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim/ RS (2014). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anglicana de Erechim (2011). Contato: chaiane_bukowski@yahoo.com.br

Referências

PENOA;Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica

Proposta curricular 2014.

SED;Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino