A CONFECÇÃO DE PARÓDIAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO DO CONTEÚDO DE ECOLOGIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
PIBID. Atividade lúdica. Aprendizagem.Resumo
Atualmente existem inúmeras metodologias de ensino que visam a maior participação do aluno em sala de aula, e acredita-se que para o maior desenvolvimento do aluno faz-se necessária a diversificação de tais metodologias, para assim instigar o aluno a ser ativo no processo de ensino-aprendizagem. Cada metodologia possui ferramentas e atividades de ensino específicas, uma delas é a utilização de ferramentas lúdicas, como as paródias, por exemplo. Tal ferramenta possibilita aos alunos a construção do conhecimento através da imaginação e associação, além disso, ao confeccionar sua paródia os alunos precisam realizar a pesquisa, leitura e reflexão sobre o conteúdo, tornando-o assim mais significativo. Uma das atividades desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi a confecção de paródias sobre as Relações Ecológicas com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio da rede pública da cidade de Realeza - PR. Para o desenvolvimento da atividade, as bolsistas, durante uma aula de Biologia, solicitaram que os alunos se organizassem em grupos e distribuíram para cada grupo um texto sobre uma forma de relação ecológica, como por exemplo predatismo e comensalismo. Após cada grupo estudou seu tema a partir do texto e de pesquisas no livro didático, cadernos e internet, e então confeccionaram paródias sobre o mesmo. Dos trabalhos produzidos houve a confecção de uma paródia de poesia, uma paródia de um roteiro de encenação teatral e quatro paródias de música. Posteriormente cada grupo apresentou o trabalho concluído para os demais colegas, professora e bolsistas, utilizando cerca de três minutos para cada apresentação. Ao final foi debatido em sala de aula a definição e importância de cada relação ecológica apresentada, e nesse debate os alunos relataram o que haviam aprendido ao construírem seus trabalhos e aos observarem a apresentação dos colegas, comentando que a realização deste trabalho os auxiliou a compreender melhor o conteúdo e na aprendizagem de novos conceitos. Através disso, compreende-se que a confecção de paródias pode ser considerada uma excelente ferramenta de ensino, pois dinamiza a aprendizagem e potencializa características dos alunos, além de incentivar a pesquisa de informações para a correta construção das paródias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.