RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS EM UM HOSPITAL DA CIDADE DE CHAPECÓ- SC

Autores

  • Andressa Carolina Rodrigues Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Ariane Bueno Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Emanuelly Luize Martins Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Rafaela Pendon Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Bruna de Araújo Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Enfermagem, Humanização, Semiotécnica

Resumo

Este resumo tem  por objetivo relatar as experiências vividas nas atividades teórico- práticas do componente curricular de Fundamentos da Prática Profissional II da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó- SC.  As atividades foram desenvolvidas no Hospital Regional Do Oeste ( HRO), nas respectivas unidades de internação: Posto A e Clínica Médica,  pelas acadêmicas da 5ª fase do curso de graduação em enfermagem. O cumprimento das atividades ocorreu no decorrer de 18 dias,  correspondente ao calendário do ano letivo de 2017, sendo 9 (nove) dias no período matutino e 9 (nove) dias no período vespertino. Nestes dias, as atividades desenvolvidas pelas acadêmicas foram destinadas ao cuidado integral dos pacientes assumidos, assim como a realização dos procedimentos que viessem a surgir no decorrer do turno do estágio. Ao início de cada plantão, o grupo era dividido em duplas, para o melhor desempenho das atividades, coletadas as informações relevantes com as técnicas, analisava os prontuários, era feita a retirada das medicações, realizado verificação dos sinais vitais dos pacientes escolhidos, com posterior administração de seus medicamentos, e evolução. Ao final de cada turno, era feita a passagem de plano, com as informações dos pacientes, para que elas as pudessem passar para as técnicas do próximo plantão.  Durante todo o turno eram realizados procedimentos conforme a necessidade individual de cada paciente, como punção para acesso venoso periférico, higiene e conforto, sonda vesical de demora/alívio, transporte para exames. Fora reservada uma manhã para coleta de informações para o desenvolvimento do processo de enfermagem, que foi entregue no último dia de estágio, como tarefa complementar de avaliação. Além da aprendizagem obtida com a atividade teórico-prática, foi possível enriquecer o conhecimento prévio e compreender as dificuldades e fragilidades que os profissionais da enfermagem enfrentam, de como uma boa relação interprofissional é de suma importância para o atendimento ao paciente, qualidade de vida e grupo de trabalho. Durante o período de estágio, podemos perceber o quão necessária é a humanização para a prestação de um cuidado de qualidade e dignidade para os pacientes, podemos também compreender que cada categoria profissional tem sua contribuição para o bom desempenho do trabalho coletivo. Ao longo do estágio, passamos por muitos momentos que a ansiedade e o medo sobressaiam à confiança que nos era repassada em sala de aula, e ali na unidade, fazendo com que ficássemos apreensivos ao realizar os procedimentos e até mesmo nos comunicar com o paciente, ocasionando com que algumas informações nos passassem despercebidas.

 


Biografia do Autor

  • Andressa Carolina Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
    Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó- SC
  • Ariane Bueno, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó- SC
  • Emanuelly Luize Martins, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmica de Enfermagem. Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó-SC
  • Rafaela Pendon, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó- SC
  • Bruna de Araújo, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
    Enfermeira. Mestre em educação, Universidade Federal da Fronteira Sul- Campus Chapecó-SC,

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Publicado

22-06-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino