Experimentação na confecção de calorímetros no Componente Curricular de Físico-Química Experimental na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
Palavras-chave:
Experimentação, Calorimetria, EnergiaResumo
Este trabalho foi realizado no Componente Curricular de Físico Química Experimental do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul e tem como propósito demonstrar a confecção e aplicação prática de calorímetros que foram confeccionados com materiais alternativos, encontrando suas capacidades caloríficas, a fim de realizar prática de determinação do calor latente de fusão do gelo. Visou-se a aprendizagem através da experimentação, analisando nossos erros e acertos com uma visão crítica do que é aprender e o processo de aprendizagem. O desenvolvimento destes calorímetros, parte da ideia de que possamos com materiais alternativos, de fácil acesso e com baixo custo produzir materiais com boa funcionalidade para utilização na experimentação no espaço-tempo de sala de aula. O calorímetro é um instrumento, para que possamos analisar um sistema e medir a variação de energia em reações químicas. Através de alguns valores obtidos em práticas experimentais, podemos calcular a capacidade calorífica do calorímetro, determinando a quantidade de calor fornecida na reação pela variação da temperatura sofrida nele, os valores são em relação a reação química que é realizada dentro dele, mas a capacidade térmica é do calorímetro. Este processo chama-se calorimetria, ou seja, a troca de energia no sistema, mesmo que seja mínima, o sistema não é isolado, então perderá energia em forma de calor para o meio. Se temos dentro do calorímetro uma substância que está abaixo ou acima da temperatura no meio externo, teremos uma diferença de temperatura e através desta haverá transferência de energia, sendo isto o calor. A experimentação neste processo de aprendizagem nos possibilitou ao longo da construção do calorímetro e a realização do experimento aprender com nossos erros e acertos e assim analisar com outra visão a pratica experimental como método didático.Referências
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