ESCRITA NO ENSINO DE BIOLOGIA: O CENÁRIO PARANAENSE NO DESRCARTE DE LIXO DOMÉSTICO.
Palavras-chave:
Leitura e Escrita, Ensino de Biologia, Lixão, Aterro Controlado, Aterro Sanitário, Descarte de LixoResumo
Comumente no ambiente escolar, é compromisso de professores de língua portuguesa lecionar leitura e escrita, no entanto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docências – PIBID, subprojeto Ciências Biológicas se propôs a elaborar uma atividade interdisciplinar no intuito de romper essas limitações. Considerando que todas as ciências possuem uma ligação, ao construir conhecimentos com interdisciplinaridade reforça-se esse fenômeno, numa perspectiva escolar trata-se de aprender saberes distintos em perspectivas diferentes. Utilizar atividades de leitura e de escrita no ensino de biologia, ampliam as possibilidades de compreensão e criação dos alunos, visto que a partir da escrita os estudantes não se limitam apenas a compreensão de um conceito, possibilita também a expressão de opinião, contribuindo para uma formação crítica e reflexiva. A partir desses pensamentos os bolsistas do PIBID elaboraram uma atividade para o 3º ano do ensino médio, na cidade de Realeza – PR, no intuito de discutir em relação a poluição do solo, especificamente sobre a destinação dos resíduos domiciliares no estado do Paraná. Foi proposto aos alunos dividir a aula em três momentos, na primeira parte é discutido sobre a estrutura e os principais elementos textuais que devem estar presentes numa dissertação argumentativa, no segundo momento é reproduzido uma reportagem sobre aterro sanitário, aterro controlado e lixão, e debatido acerca das diferenças entre eles e a respeito do cenário da coleta de lixo no município, e por fim é entregue uma reportagem sobre lixo, para auxiliar na elaboração de uma dissertação argumentativa de até 30 linhas com a temática “Descarte de lixo”. Esperamos que os estudantes reflitam sobre suas atitudes em relação ao descarte de lixo, e que por meio da elaboração de um texto expressem suas opiniões sobre os conhecimentos discutidos em sala. Lecionar interdisciplinarmente tem como papel principal complementar os conhecimentos, integrando disciplinas e favorecendo a compreensão de múltiplos fatores que rodeiam a quotidiano dos alunos.Downloads
Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino
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