FEMINISMO E EDUCAÇÃO POPULAR
Palavras-chave:
Feminismo. Educação Popular. Formação Docente.Resumo
De acordo com objetivo geral do Manual de Orientação do Programa Educação Tutorial, que tem como finalidade promover estímulos que reforcem a cidadania e a consciência social de todos e todas, e nas discussões realizadas no Grupo de Estudos sobre o Feminismo e Educação Popular e na experiência do PET em Debate “Vias Emancipatórias: Feminismo e Educação Popular”, atividade desenvolvida bimestralmente pelo grupo práxis – PET Conexões de Saberes, que consiste em promover discussões sobre temáticas que permeiam a formação docente, observamos, por meio de relatos de violência sofridos no dia a dia das mulheres, a necessidade de criação e ampliação dos espaços voltados à reflexão acerca do Feminismo. O presente trabalho busca evidenciar a ausência do debate e na conceituação do feminismo e suas vertentes, como tema de grande importância para a formação inicial de educadores e educadoras, na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erexim. Posteriormente, realizando uma análise mais ampla do feminismo como temática emergente da educação popular, buscamos apresentar uma breve reconstrução histórica e social, evidenciando sua relevância para a formação e emancipação humana. Desta forma, as metodologias utilizadas neste trabalho constituem-se em análises de textos bibliográficos, e das grades curriculares dos cursos de licenciatura da UFFS, campus Erexim, bem como, propor o uso de questionários auto-aplicáveis com os (as) acadêmicos (as) dos cursos analisados, com objetivo de traçar o envolvimento e os interesses dos futuros educadores e educadoras com este tema.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.