A QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA O ESTABELECIMENTO DE NEXO CAUSAL ENTRE O TRABALHO E PNEUMOCONIOSES, EM ESPECIAL A SILICOSE, NO PERÍODO DE 2007-2014

Autores

  • Rogger Elano Hoeltgebaum Rodrigues
  • Maria Eneida de Almeida Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Maíra Rosseto Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Paulo Barbato Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

Palavras-chave:

Pneumoconioses. Silicose. Saúde do Trabalhador. Nexo causal.

Resumo

A qualificação de um profissional da saúde para que este possa vir a estabelecer nexos causais envolve, principalmente, o conhecimento técnico específico da área de conhecimento que lhe é atribuída. Infelizmente, existem algumas dessas áreas que não são enfatizadas na graduação, criando certas lacunas no conhecimento do profissional. Além disso, após a formação, a busca por novas informações deve ser constante através de capacitações, por exemplo. Busca entender quais são os desafios e os obstáculos enfrentados na formação dos profissionais para trabalhar com a saúde do trabalhador, especialmente para o diagnóstico de pneumoconioses. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa, com a realização de cinco entrevistas com gestor municipal, regional, estadual e federal e uma representante do controle social. As entrevistas foram realizadas entre agosto e novembro de 2016 e analisadas por meio da técnica de análise do conteúdo temática. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da UFFS.

Conforme dados dos entrevistados, a carência de estabelecimento de nexos causais corretos entre as atividades laborais e as pneumoconioses, em especial a silicose, está diretamente relacionada à dificuldade de adesão dos profissionais para com as capacitações proporcionadas pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, bem como à pouca difusão do campo de saúde do trabalhador nos cursos de graduação da área da saúde.

Conclui-se a partir dos dados coletados que o campo de saúde do trabalhador, em especial das pneumoconioses como a silicose, necessita de uma melhora no processo de formação dos profissionais bem como na capacitação dos que já estão na rede para que assim, doenças de progressão lenta possam ser diagnosticadas precocemente e as complicações sejam evitadas.

Downloads

Publicado

14-02-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa