TECENDO TEIAS COM A AUTONOMIA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA FREIRIANA COM A EDUCAÇÃO DE SUJEITOS DE 0 A 4 ANOS, NUM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA – SC

Autores

  • Luciana Rita Bellincanta Salvi Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
  • Solange Maria Alves Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó

Palavras-chave:

Pedagogia Freiriana, Autonomia, Educação Infantil.

Resumo

Na educação infantil, ao longo das últimas duas décadas têm replicado nas orientações curriculares nacionais, bem como municipais, a realização de uma proposta pedagógica que respeite a criança como um sujeito histórico e social, na qual se fomente a autonomia para que se torne cidadão e dessa forma exerça a sua cidadania. Esse protagonismo infantil pode assumir diversas facetas, pois no decorrer do processo recebem diversas interferências se considerarmos as influências das inúmeras correntes teóricas, metodológicas e epistemológicas que as alicerçam. Nesta senda, a Pedagogia Freiriana contribui ao anunciar uma proposta educativa que favoreça o desenvolvimento da criança da educação infantil, tendo assegurado o seu espaço como sujeito que possui o direito de anunciar a sua palavra, pois é fruto dos saberes, dos desejos e vivências sociais e culturais pertinentes a sua idade. A Pedagogia Freiriana, olha para o ser humano, como um sujeito, que produz e é produzido pela cultura, como sujeitos inacabados que se constroem dialeticamente na relação dialogada e libertadora com o outro, transcendendo dessa forma a ponte da heteronomia para a autonomia do ser. Para compreender como se dá esse processo de desenvolvimento da criança, buscar-se-á fundamentos na obra Freiriana, uma vez que, no município de Concórdia – SC, lugar onde a pesquisa vem sendo aplicada, a proposta de educação “Construção de uma Escola Democrática e Cidadã para Todos”, vigente ao longo dos últimos 12 anos, tem sido orientada pelos princípios que alicerçam a produção intelectual de Paulo Freire. A pesquisa encontra-se em etapa de desenvolvimento, mas no decorrer do processo tem buscado identificar como o conceito de autonomia é apresentado na obra de Freire, qual é o lugar que a infância ocupa na Pedagogia Freiriana, de qual forma a perspectiva Freiriana norteia a organização do trabalho pedagógico da professora que trabalha na educação infantil e como a organização pedagógica promove na criança a condição de decidir por si própria e dessa forma se apropriar do mundo e conseguir tomar as suas próprias decisões. A pesquisa estrutura-se metodologicamente numa abordagem qualitativa, assentada na dialética materialista histórica. Ancorada por estes princípios, utiliza-se da Etnografia e por meio do instrumento da Observação Participante, realiza a coleta de dados num Centro Municipal de Educação Infantil. Contempla ainda o aprofundamento bibliográfico nas obras freirianas produzidas em livros pelo autor individualmente ou em diálogos com outros autores consistindo no alicerce principal desta pesquisa. A pesquisa utiliza de Análise Documental em documentos da rede investigada, da instituição e em documentos individuais das educadoras, tendo como base a metodologia da Análise de Conteúdo. Sob tal perspectiva, estudar-se-á o fenômeno histórico-social, qual seja, a contribuição oferecida pela Pedagogia Freiriana para a formação do sujeito autônomo da educação infantil, analisando o conceito de autonomia e como está situada a infância na obra de Paulo Freire, como se propõem a organização do trabalho pedagógico e como esta organização fomenta o desenvolvimento de subjetividades autônomas.

Biografia do Autor

  • Luciana Rita Bellincanta Salvi, Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Chapecó, SC, Bolsista (UNIEDU). Especialista em Educação na Prefeitura Municipal de Concórdia, SC.
  • Solange Maria Alves, Universidade Federal da Fronteira Sul - Chapecó
    Doutora em Educação com área de concentração em psicologia e educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP); Mestrado em Educação com área de concentração em Metodologia de Ensino, pela Universidade Estadual do Centro - Oeste (UNICENTRO); Especialista em Educação Especial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC); Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

14-02-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa