INTERCOOPERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS COOPERATIVAS DO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS/SC
Palavras-chave:
Cooperativismo. Gestão de cooperativas. Intercooperação.Resumo
Este artigo visa analisar a importância do processo de intercooperação no fortalecimento de duas cooperativas no município de São Carlos/SC, através de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Quanto aos meios o presente trabalho classifica-se como pesquisa de campo, tratando-se de um estudo de caso múltiplo, e também por um levantamento bibliográfico. A mesma buscou verificar os fatores que contribuem para o processo de intercooperação, bem como suas possibilidades, limitações e desafios. Através de entrevistas semiestruturadas com os gestores da cooperativas, foi possível ter um maior entendimento da dinâmica da intercooperação. A partir dos levantamentos realizados a pesquisa identificou que as cooperativas trabalham unidas, na qual as parcerias solidificam-se a cada ano, identificou-se um grande numero de atividades compartilhadas entre as cooperativas, caracterizando aí o verdadeiro espírito da intercooperação entre negócios. Compartilhando muitas de suas atividades, as cooperativas acabam tendo benefícios mútuos além de fortalecer odo o sistema cooperativista. A intercooperação vem possibilitando uma série de benefícios para as cooperativas, além de possibilitar aos funcionários e associados uma série de vantagens, como acesso facilitado ao crédito e maiores benefícios como participação nos lucros e a cota capital. Concluímos que essa parceria entre as cooperativas é muito bem estruturada e mostra a força da união que a intercooperação pode trazer para ambas cooperativas. A parceria mostra a força do cooperativismo na sociedade local, bem como a importância da intercooperação para um crescimento e fortalecimento saudável e contínuo, não beneficiando apenas as cooperativas em si, mas também todos os seus funcionários, associados e clientes.
Referências
AURIVERDE (Ed.). Histórico. 2016. Disponível em: <http://cooperauriverde.com.br/historico>. Acesso em: 15 set. 2016.
BARRETO, Carlos Eugênio Friedrich O papel dos projetos de aquisição, fusão e joint venture na estratégia das empresas. Disponível em: >http://www.arbache.com/blog/2014/02/o-papel-dos-projetos-de-aquisi%C3%A7%C3%A3o-fus%C3%A3o-e-joint-venture-na-estrat%C3%A9gia-das-empresas.html> Acesso em: 12 out. 2016.
BRASIL CARE. Confederação Global do Combate A Pobreza. Desenvolvimento local. 2016. Disponível em: <http://www.care.org.br/desenvolvimento-local/>. Acesso em: 10 maio 2016.
BRASIL. lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Define a Política Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurídico das sociedades cooperativas, e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 16 de dezembro de 1971.
COSTA, Ligia Maura. Aquisições, fusões, incorporações e joint ventures no brasil. Disponível em:<http://ligiamauracosta.blogspot.com.br/2013/07/aquisicoes-fusoes-incorporacoes-e-joint.html>acesso em 12 out.2016.
CRÚZIO, Helnon de Oliveira. Como organizar e administrar uma cooperativa: uma alternativa para o desemprego. 4 ed. Rio de Janeiro: editora FGV, 2005.
FRANTZ, Walter. Associativismo, cooperativismo e economia solidária. Ijuí : Ed. Unijuí, 2012. – 162 p. – (Coleção educação à distância. Série livro-texto).
GERHARDT, T.; SILVEIRA, D. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
Intercooperação Entre Cooperativas: barreiras e desafios a serem superados. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas – RGC Santa Maria, RS, v.2, n.4, jul./dez. 2015.
JESUS, Paulo de. Desenvolvimento local. In CATTANI, Antonio D. (Org) A outra economia. Porto Alegre: Veraz Editor, 2003.
KONZEN, Robson Rodrigo Pereira e OLIVEIRA, Carlos Alberto
MAURER, Angela Maria. MARQUESAN, Fábio Freitas Schillin. SILVATania Nunes da. As relações entre as Inovações Sociais e o Desenvolvimento Sustentável: o Caso UNIVENS. XXXIV Encontro da ANPAD, Rio de janeiro/RJ 25 à 29 de setembro de 2010.
MEIDEN, Ênio. Valores universais do cooperativismo: a primeira camada do alicerce. 2013. Disponível em: <http://cooperativismodecredito.coop.br/2013/12/valores-universais-do-cooperativismo-a-primeira-camada-do-alicerce-por-enio-meinen/>. Acesso em: 06 out. 2016.
MOURA, Alessandra. Intercooperação: Fortalecimento das cooperativas através de redes. 2016. Disponivel em: <http://www.sicoobcrediriodoce.com.br/noticias/454-intercooperacao-fortalecimento-das-cooperativas-atraves-de-redes>. Acesso em 08 set. 2016.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de gestão das cooperativas: uma abordagem prática. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
OLIVEIRA, Djalma Pinho Rebouças de. Manual de gestão de cooperativas: uma abordagem prática. 7 ed. São Paulo, Atlas, 2015.
ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS (OCB). Sete linhas que orientam o cooperativismo. 2016.Disponivel em: <http://www.ocb.org.br/site/cooperativismo/principios.asp> acesso em 08 set.2016.
PETITINGA, Carolina Santos. Desenvolvimento local. 2008. 3 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Comunicação Social, Cultura e Sociedade, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 21. 2008. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/maisdefinicoes/DESENVOLVIMENTOLOCAL.pdf>. Acesso em: 10 maio. 2016.
REISDORFER, Vitor Kochhann. Introdução ao Cooperativismo. Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Rede e-Tec Brasil, 2014.
SICOOB (Ed.). Histórico. 2015. Disponível em: <http://www.sicoobsc.com.br/credial/sicoob-sc/historico/>. Acesso em: 15 set. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.