A REALIDADE E O SENTIDO DO DISCURSO DE PROJETOS ESPORTIVOS VINCULADOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: PROGRAMA ATLETA DO FUTURO CIDADÃO DE CHAPECÓ

Autores

  • Mauro Luiz Johann Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Claudecir dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Lieges Schwendler Johann Unochapecó

Palavras-chave:

Educação, Cidadania, Esporte, Programa Atleta do Futuro Cidadão

Resumo

A realidade brasileira nos mostra que há um grande número de projetos esportivos com objetivo e justificativa de contribuir para a promoção educacional de crianças e adolescentes. A justificativa de implementação desse tipo de projeto ocorre, na maioria das vezes, em função de inúmeras oportunidades que o acesso ao esporte pode propiciar. Partindo desse pressuposto a intenção do trabalho é analisar o discurso do Programa Atleta do Futuro Cidadão, realizado em Chapecó, para “chamar” e incentivar crianças e adolescentes a permanecerem no programa. No intuito de minimizar a problemática de ordem educacional e social, os gestores públicos municipais formularam o Programa Atleta do Futuro Cidadão. Os objetivos são: reduzir a evasão escolar, monitorar a frequência e os níveis educacionais das crianças e adolescentes e, simultaneamente, incentivar a prática esportiva visando à formação de cidadãos críticos e reflexivos. A seleção dos beneficiários do Programa é realizada conjuntamente pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Juventude Esporte e Lazer e a Secretaria de Assistência Social. Para fazer parte do Programa as crianças e adolescentes devem estar matriculados e frequentar a escola regularmente. O Programa leva em consideração a minimização de situações nocivas ao desenvolvimento humano e à cidadania; diminuição de problemas sociais, baixa escolaridade, violência e criminalidade, presença de tráfico de drogas, falta de assistência à saúde, etc. Utiliza o cadastro de famílias em estado de vulnerabilidade social que recebem auxílio de outros programas do Governo Federal (Bolsa Escola, Bolsa Família). Entretanto, estudos recentes demonstram que nem toda criança e adolescente pobre deve ser considerada vulnerável. Partindo da revisão literária das políticas públicas e educacionais que circunscrevem a temática em questão, propomo-nos a realizar apontamentos questionando de maneira analítica a realidade e o sentido das atividades do referido Programa. Assim sendo, questionamos: qual o discurso realizado pelos implementadores do Programa frente à realidade educacional e social dos sujeitos que dele fazem parte?

Palavras-chave: Educação. Cidadania. Esporte. Programa Atleta do Futuro Cidadão.

Downloads

Publicado

14-02-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa