A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE BIOLOGIA ACERCA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Autores

  • Phamela de Quadros Zanetti Riberio Universidade Federal da Fronteira Sul , Realeza
  • Sandra Maria Wirzbicki Professora Doutora da Área de Ensino de Ciências/Biologia, UFFS, Campus Realiza – PR

Palavras-chave:

Evolução, Biologia, alunos, professores, ensino

Resumo

O trabalho realizado pelos professores de Biologia, em sala de aula, com a temática Evolução Biológica, muitas vezes, não tem sido desenvolvido de maneira satisfatória nas escolas de Ensino Médio brasileiras. A utilização de diferentes estratégias que tornam a aula mais atrativa e motivadora ao ensino-aprendizagem dos alunos, também são utilizadas de maneira limitada. Diante dessa problemática, este recorte da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso possui o objetivo de apresentar e discutir as concepções de Evolução Biológica investigada junto a alunos e professores, de Ensino Médio, no processo de ensino-aprendizagem durante as aulas de Biologia, numa escola pública estadual do município de Santa Izabel do Oeste - PR. A metodologia utilizada foi desenvolvimento de questionário, tanto para os professores quanto para os estudantes. Com a transcrição e análise das respostas com base na Análise Textual Discursiva, foi construído um quadro de descritores, e que agrupados deram origem a unidades de significado. A partir desses processos foram identificadas quatro categorias emergentes: I As concepções dos alunos e professores sobre o tema Evolução; II Envolvimento da religião nas aulas de Biologia com o tema Evolução; III Diferentes estratégias didáticas utilizadas no ensino de Evolução nas aulas de Biologia; IV Formação de professores para o conteúdo de Evolução. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que tanto os professores de Biologia como os de Ciências ministraram aulas com a temática Evolução. Ocorre uma divergência da concepção dos alunos do Ensino Médio (EM) regular quanto a concepção dos alunos que cursam a formação de docentes e professores de Biologia. Os dados levam a compreender que durante as aulas de Biologia é utilizado o livro didático, mas também há pesquisa em outras fontes; como também, foram utilizadas diferentes estratégias metodológicas para as aulas se tornarem atrativas e dinâmicas. Os dados indicam que durantes as aulas houve a presença de ideias religiosas, mas o professor e os alunos debateram sobre o tema sem resultar em transtornos nas aulas, que enriqueceram o conhecimento de todos. Conclui-se que o trabalho com a temática está ocorrendo durante as aulas de Biologia de maneira que ao final do período de estudo muitos alunos possuem uma base para construir uma concepção e uma ideia a ser defendida. No entanto, há ainda questões que podem modificar e potencializar o trabalho dessa temática: mais tempo para o período de trabalho com a mesma; podendo ser utilizadas diversas fontes de pesquisa atualizadas; para assim, os alunos concluírem a temática com argumentos e posicionamentos consistentes. Assim, para isso acontecer, os professores precisam estar em constante formação continuada, adaptando-se as novas práticas de ensino e metodologias diversificadas, bem como, estar abertos a novos conhecimentos.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Pesquisa