AS MODALIDADES DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de Biologia, Modalidades Didáticas, Troca de saberes, Modalidades diversificadas e Conhecimento CientíficoResumo
Este trabalho refere-se ao recorte do Trabalho de Conclusão de Curso em que foi pesquisado a utilização de diferentes Modalidades Didáticas (MDs) no ensino de Biologia. Estas MDs permitem trabalhos que proporcionam ao aluno interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento, pois, as MDs facilitam a aprendizagem do aluno, podem ser trabalhadas estimulando a interação social, atividades em grupos, desenvolvimento da linguagem oral, verbal e corporal. Neste trabalho objetivou investigar o uso de diferentes MDs pelos professores, ao ministrar uma aula de forma diversificada, levando aos alunos conhecimentos gerais e específicos sobre determinados assuntos, fazendo com que assim, estes assimilem os conteúdos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas com professores, e, questionários com seus alunos, na disciplina de Biologia de colégios públicos do Ensino Médio, da cidade de Capanema/PR. Os dados da pesquisa foram analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD), que se inicia pela unitarização (desmontagem e análise de textos), categorização (estabelece relação), comunicação (ponte entre o produto analisado). Através da pesquisa, observou-se qual é o impacto das MDs na aprendizagem dos alunos, aspectos interdisciplinares em relação a Biologia, assimilação da teoria com a prática, e quais são as MDs que os professores mais trabalham para a explicação do conteúdo teórico e prático. Após transcrição, organização e análise dos dados, os resultados foram classificados em quatro categorias: Diferentes abordagens do conteúdo teórico; A importância das Atividades Práticas em sala de aula; A utilização dos recursos tecnológicos na explicação do conteúdo; Modalidades diversificadas para ensinar Biologia e diferentes formas de avaliações. As categorias foram construídas a partir da organização dos pontos chaves que indicavam a utilização de como, recursos tecnológicos, laboratório, experimentação, e outras MDs destacadas por professores e alunos. Muitos alunos descreveram que conseguem assimilar conteúdos teóricos quando trabalhados envolvendo diferentes MDs, existe um aproveitamento melhor da aula e maior participação. O trabalho com as MDs não é entretenimento, se o professor se desafiar fazer a relação destas estratégias com o conteúdo trabalhado, poderá despertar no aluno interesse maior na aprendizagem. Assim, as MDs, além de constituir ferramentas para o ensino aprendizagem do aluno, ela repercute diretamente nos processos de ensino propostos pelo professor na troca de saberes, e novas experiências em sala de aula. O trabalho desenvolvido trouxe à tona a aposta de que as MDs são recursos didáticos apropriados para trabalhar os conteúdos em geral, promover a construção de conhecimentos científicos de forma significativa.
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