RELATO DE MINI AULA DESENVOLVIDA PARA O COMPONENTE DE LITERATURA PORTUGUESA
Palavras-chave:
EnsinoResumo
O presente relato de miniaula foi uma atividade desenvolvida no componente de Literatura Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza -PR, como nota parcial avaliativa para o professor Saulo Gomes Thimóteo. Onde a proposta foi desenvolver uma miniaula de quarenta minutos aproximadamente sobre autores distintos que foram escolhidos através de sorteio aleatório. A equipe ficou com o autor Eça de Queiroz, onde cada grupo tinha por objetivo analisar um conto e fazer uma proposta didática sobre o autor sorteado. Analisando o período literário, um conto, vida e obra de cada autor para que os demais acadêmicos pudessem ter acesso a uma grande porcentagem de autores portugueses. Foram apresentadas a biografia do autor e suas principais obras. Em seguida realizamos a análise de um de seus contos “O tesouro”, com elementos do tempo histórico e do discurso, personagens, estrutura da ação, tudo isso enriquecido com uma simbologia que possui aspectos do caráter psicológico da alma humana. Detalhes desses símbolos tornam o espaço na obra macabro e sombrio, subjetivando dois temas: fraternidade familiar versus ambição, na qual esta última revela o poder do egoísmo e suas consequências. O escritor realista expôs, de forma brilhante, a fraqueza de espírito existente nos personagens e mostrou até que ponto o poder corrompedor que a vida, a sociedade e os meios podem exercer sobre o caráter humano que é refletido em suas atitudes. Depois da análise e discussões sobre o conto iniciamos a proposta didática que consistiu em trazer para a sala um pequeno baú, pois o conto retrata a ambição de três irmãos para ficar com um tesouro que estava num baú que foi encontrado por eles. Então para abordamos a simbologia que estava presente no conto, colocamos imagens no baú que as representava tais como o número três, o corvo, o ouro entre outras imagens. Pedimos que alguns acadêmicos as retirassem as figuras do baú e discutissem onde se encontravam a figura no conto. Os resultados foram obtidos através das discussões e observações dos acadêmicos e do professor Saulo, onde obtivemos com esta miniaula nota máxima. Podemos concluir que todos os acadêmicos conseguiram obter êxito com aulas diferenciadas onde sendo professores em formação podemos ter visão de como trabalhar contos em sala de aula. Sabendo que cada professor tem métodos diferenciados de trabalho e assim puderam expor para os demais suas metodologias de ensino e trabalho em grupo.
Palavras-chave: Miniaula, Literatura Portuguesa, Conto, Eça de Queiroz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.