INTERAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO HUMANO E AS PLANTAS MEDICINAIS
Palavras-chave:
Palavras-chave, Ensino de Ciências. Corpo Humano. Plantas medicinais.Resumo
O presente resumo é refere a uma aula diferenciada realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Integral de uma escola pública do município de Guarani das Missões/RS. Nesta escola estão inseridos bolsistas do Programa Tutorial de Bolsa - PETCiências, programa este desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, no Curso de Ciências Biológicas. Compreendemos a importância do professor se articular dentro do contexto escolar de modo a buscar tornar os processos de ensino e aprendizagem inovador, dinâmico e instigante ao aluno. Dessa forma, consideramos relevante buscar a participação interativa dos alunos colocando-o como peça chave dentro do mesmo e, priorizando que estes busquem, pesquisem e construam seus próprios conhecimentos. Para isso, destacamos que as atividades diferenciadas, se bem formuladas e contextualizadas pelo professor, podem contribuir na busca e construção de novos conhecimentos. Com essas compreensões sobre a importância de atividades práticas investigativas e dialogadas, bem como da relevância da orientação do professor, desenvolvemos uma aula que foi dividida em uma parte teórica e uma prática, ministrada em parceria pela bolsista PETCiências e professora de Ciências regente da turma. O principal objetivo dessa atividade consistia em abordar alguns conhecimentos sobre o corpo humano e as plantas medicinais, relacionando as funcionalidades dos órgãos com a ação das plantas medicinais nos mesmos, bem como a importância de se fazer o uso correto destas. Na primeira parte da aula, foi realizada uma apresentação teórica, posteriormente um diálogo com os alunos sobre as funções e a importância de cada órgão do nosso organismo, para, facilitar a compreensão sobre como e porque cada tipo de planta medicinal age neste. Em seguida, foi apresentado e discutido com os alunos o projeto da área das Ciências da Natureza desenvolvido na escola, denominado de Relógio do Corpo Humano. Também, apresentamos uma ilustração do relógio, no qual continha a descrição da ação de diferentes tipos de plantas medicinais em cada órgão do corpo, o qual assim, como os horários de maior funcionalidade de cada órgão com o respetivo chá recomendado para o tratamento de doenças. Na segunda parte da aula, os alunos foram divididos em dois grupos e foram orientados a observar um desenho ilustrativo do corpo humano, e a partir deste pensar e dialogar sobre o nome e a função dos órgãos observados na ilustração, bem como relacionar qual tipo de chá age nestes e por quê. Posteriormente, eles foram orientados a escrever essas informações em um conjunto de pedaços de papel recortados em tiras, que foram colocadas no cartaz, indicando qual o órgão que pertencia a respectiva escrita. Refletindo sobre as atividades desenvolvidas, percebemos o potencial das atividades práticas diferenciadas no estímulo ao empenho dos alunos em trabalhar com as atividades propostas, pois verificamos um envolvimento da turma na execução da prática, de forma mais ativa, participativa e autônoma, constituindo-os assim como sujeitos pensantes, críticos e quiçá desencadeando com isso uma aprendizagem mais efetiva e significativa.Downloads
Publicado
30-11-2017
Edição
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino
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