O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO ATRAVÉS DO ESTUDO DA REFLEXAO DA LUZ: AS FASES DA LUA E SUA INFLUÊNCIA NO PLANTIO, MANEJO E COLHEITA

Autores

  • Elisabete Cristina Hammes Universidade federal da Fronteira Sul Campus Erechim

Palavras-chave:

Ensino de Graduação

Resumo

Este artigo surge a partir do componente curricular Física na Educação Básica VI, do Curso Interdisciplinar de Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim.  A partir de uma das temáticas desenvolvidas no decorrer do semestre – a reflexão da luz -, foi proposto o desafio de relacionar fenômenos ópticos e o conhecimento dos mesmos na agricultura. Percebendo a lua como um corpo que reflete a luz do sol, e conhecendo o uso que o homem do campo faz das fases da lua no contexto produtivo, identificou-se a possibilidade de relacionar os saberes do cotidiano com os saberes científicos, estabelecendo um diálogo entre os dois. Para tanto, realizamos entrevistas com três agricultoras com questões referentes às fases da lua e sua influência nas práticas da semeadura, manejo e colheita. Para interpretar e analisar o material das entrevistas foi utilizada a Análise de Discurso, de forma a localizar nas falas uma unidade que desse um sentido aos dados levantados. A partir da sistematização destes dados, foi elaborada uma tabela-síntese, e a partir desta, buscou-se identificar a lógica que pudesse estabelecer uma explicação aos fenômenos apontados pelas entrevistadas. Foi possível perceber que a partir da reflexão da lua e de sua influência sobre a concentração da seiva na planta, existe relação entre as observações das agricultoras e as explicações da literatura pesquisada. Apontamos esta experiência como uma possibilidade didática a ser desenvolvida em sala de aula, de forma a contribuir para que o ensino de física possa estar relacionada aos conhecimentos do dia-a-dia de nossos educandos. Enseja-se desta forma contribuir para que estes alunos utilizem-se da teoria para dialogar com os saberes de seu cotidiano, de forma que a física da escola possa estabelecer relação com os fenômenos físicos observados pelos estudantes.

Biografia do Autor

  • Elisabete Cristina Hammes, Universidade federal da Fronteira Sul Campus Erechim

    BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 2000.

     

    RIVERA, Jairo Restrepo. La luna: el sol nocturno en los trópicos y su influencia en la agricultura. 1º Edição Santiago de Cali - Colombia: Manágua, 2005. 191 p.

     

    SIMÃO, Salim. Lua: mito ou verdade? Piracicaba: O autor, 2003.

Downloads

Publicado

02-02-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino