ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO POR PROJETOS INTEGRADORES: UMA COMBINAÇÃO FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO NO APRENDIZADO

Autores

  • Fabiana Aparecida da Silva Tonet Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Andressa Masetto Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Caroline Somavilla Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Mirian Franceschi Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Alexandre Moura Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Gilza M. Souza Franco Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Realeza
  • Luciana Graciano Instituto Pablo Jamilk

Palavras-chave:

Projeto Integrador. Natureza. Cuidados. Poluição. Resultado.1

Resumo

Os Projetos Integradores (PI) fazem parte da grade do curso deLicenciatura em Ciências Biológicas da UFFS, campus Realeza, e visam integrar oscomponentes curriculares do semestre em temáticas previamente definidas. Nestesentido, o presente resumo refere-se às atividades que foram realizadas edesenvolvidas nos Projetos Integradores III, IV e V, entre o período de 2015 e 2016,nos quais, foram trabalhadas temáticas relacionadas à qualidade da água a fim deque os acadêmicos pudessem por meio desta ferramenta de ensino, pesquisar e,posteriormente realizar a extensão por oficinas educativas. Reconhecemos pois,que a natureza está sempre a nos oferecer seus recursos, mas que, acima de tudo,também precisa de cuidados e, é neste sentido que os projetos foram elaborados,desenvolvidos. Foram selecionados dois pontos no município de Realeza comoespaço para o desenvolvimento do trabalho, um localizado na gruta e o outra nacachoeira, os quais são utilizados como espaços para recreação por algumaspessoas, principalmente em dias mais quentes. Neste sentido, o cuidado daqualidade da água deve ser considerado um fator essencial, visto que ela pode serum meio de proliferação de doenças hídricas e ainda a qualidade da água permite amanutenção do ecossistema local e da biodiversidade. Assim, diagnosticar oscausadores da poluição e da destruição desse recurso foi o objetivo almejado dosprojetos integradores. Para isso foi necessário o levantamento bibliográfico, açãodesenvolvida a partir no PI III, na sequência, PI IV, a coleta e análise dos dados,que culminou na última ação (PI V), nesse caso, uma intervenção, no formato deuma oficina pedagógica foi empreendido para um público de estudantes de umaescola estadual deste município. Como resultados observamos que o ensino pormeio dos PI´s proporcionou aos participantes desenvolver várias habilidades como:a organização, o planejamento, a pesquisa científica, os métodos de análise dequalidade da água e a efetivação dessas, o conhecimento das legislaçõesambientais relacionadas, a realização de um estudo mais aprofundado sobre a águadestes dois pontos, bem como permitiu a realização da extensão acadêmica pormeio das oficinas, sendo este momento o primeiro de contato com a comunidadeescolar, essencial para a formação dos futuros docentes. Concluindo, que estesresultados, permitiram aos acadêmicos um crescimento profissional efetivo e umaimportante consolidação do aprendizado, logo o ensino, pesquisa e a extensãodurante o período de formação em cursos de licenciatura se demonstramfundamentais.

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Publicado

30-11-2017

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino