Ideias iluministas na formação do mundo contemporâneo
Resumo
Relata a intervenção com os alunos do 8º ano sobre as influências do movimento iluminista em diferentes áreas da sociedade, que permeariam o mundo até os dias de hoje, buscando analisar as contribuições do liberalismo econômico e político na otimização do sistema capitalista como se encontra hoje. Dessa forma busca compreender as principais contribuições de Adam Smith, David Ricardo, John Locke, barão de Montesquieu, Isaac Newton entre outros pensadores para o estabelecimento dos métodos científicos modernos e suas críticas a forma de governo dominante na maioria dos países da Europa moderna. Valendo-se do método expositivo dialogado priorizando a participação ativa dos alunos e trazendo enfoques da realidade vivida no país, suscitando nos alunos um pensamento crítico, voltado a problematização de conceitos e de acontecimentos vividos na atualidade tanto no meio social quanto no meio político. Desse modo, buscou-se compreender o respaldo teórico recebido pelo capitalismo, possibilitando a liberdade econômica para investidores e também o desenvolvimento dos países além de também ser o responsável por criar novos métodos de estratificação social, uma vez que a desigualdade se estabelece como um desafio não resolvido. A partir das discussões realizadas com os alunos, percebeu-se que os mesmos acompanham os principais acontecimentos da sociedade brasileira e buscam por explicações para esses fatos, além de compreenderem os processos de exaltação extremista que vem tomando conta da sociedade. Nota-se que, com o advento da tecnologia e das notícias instantâneas e de um processo de busca de informações cada vez mais acessível a todos, as crianças e jovens buscam na internet, respostas para os graves problemas que enfrentamos hoje enquanto sociedade brasileira e que, muitas vezes, essas crianças, não tem discernimento das, cada vez mais populares, páginas de notícias falsas que circulam nas redes sociais, tornando necessário o acompanhamento e a discussão em sala de aula, dos acontecimentos cotidianos da sociedade.
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